Notícias

Publicação: 13/03/2019   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1864
Notícia

Governo propõe passarela gigante para levar passageiros da Linha 13 ao Aeroporto de Guarulhos

O governo estadual propôs uma “nova solução” para aproximar a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM, e os terminais 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos: uma passarela com 1.400 metros de extensão e que contará com esteiras rolantes.

 

A informação foi confirmada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo informações do Metro Jornal. O projeto descarta o meio de transporte “people mover” na interligação, que chegou a ser anunciado e que é usado em aeroportos no exterior.

 

O passageiro que acessa o aeroporto pela ferrovia atualmente precisa utilizar ônibus gratuitos para chegar até os terminais de embarque. O investimento, segundo Baldy, será feito pelo concessionário. Já a GRU Airport, por sua vez, disse estar disposta a discutir a implantação de novo sistema.

 

O usuário então não terá mais que esperar pela chegada dos ônibus, mas a medida é bem diferente do projeto inicial, que previa a parada próxima ao terminal 3. A mudança ocorreu após o aeroporto, que era administrado pela Infraero, ser concedido à iniciativa privada.

 

A GRU Airport, por sua vez, não permitiu a construção da estação próxima aos terminais de maior movimento porque iria erguer um centro comercial que, segundo a GRU, está no contrato de concessão. O centro comercial, até o momento, não foi construído.

 

O anúncio, no entanto, é diferente do defendido pelo governador João Doria. Em recente entrevista, Doria disse que a parada longe dos terminais era um equívoco. O governador afirmou que levaria a Linha 13-Jade da CPTM para dentro do Aeroporto.

 

Longo passeio

 

O people mover já possuía até um traçado definido, mas a concessionária abortou o projeto por questões financeiras. Se fosse construído, o transporte ligaria rapidamente os terminais, além de oferecer mais conforto para os passageiros. Já a proposta da passarela soa como a famosa “gambiarra”.

 

De acordo com o jornal, o governo pretende utilizar esteiras não usadas no Metrô para baratear a obra, mas o que não está claro na ideia é que o percurso de 1.400 metros levará apenas até o início do Terminal 2. De lá até o Terminal 3 são cerca de 800 metros a mais. Mesmo que a GRU Airport instalasse uma “super esteira” em toda a passarela, um passageiro pode levar de 20 a 30 minutos para ir da estação até a o Terminal 2 – num people mover essa distância seria facilmente percorrida em poucos minutos.

 

Fonte: Portal Metrô CPTM; Foto: internet.

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1366&bih=608&tbm=isch&sa=1&ei=RBuJXJDQM6TC5OUP65mX4Ak&q=linha+13+cptm&oq=linha+13+cptm&gs_l=img.3...271390.274854..275248...1.0..0.118.1238.13j1......0....1..gws-wiz-img.......0.igTUL__ND-w#imgrc=AouJQy-9IuOHlM:

Tags: Governo propõe passarela gigante para levar passageiros da Linha 13 ao Aeroporto de Guarulhos

Comentários

Deixe aqui o seu comentário