Notícias

Publicação: 04/04/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1845
Notícia

Terminais da Vale da Logística Integrada elevam alternativas de escoamento da produção de grãos

A inauguração do Terminal Integrador Porto Nacional e do Terminal Integrador Palmeirante, da empresa Vale da Logística Integrada (VLI), em Tocantins, proporcionam para Mato Grosso mais uma alternativa para o escoamento da produção de grãos. Os dois terminais compõem o Corredor Centro-Norte captando grãos, como soja e milho, com destinação à exportação pelo Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

O Corredor Centro-Norte é formado pelos dois terminais de Tocantins, além do Terminal Portuário de São Luís (MA), da Ferrovia Norte Sul. Ele abrange os Estados do Tocantins e do Maranhão. Sua estrutura logística atende as regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Goiás e Pará.

A inauguração dos terminais em Tocantins ocorreu na manhã de terça-feira, 29 de março. Presente no evento, o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, destacou a importância de mais uma alternativa de escoamento da produção mato-grossense, uma vez que com a instalação do Terminal de Porto Nacional há uma redução no percurso para o embarque da soja, que até o ano passado era realizado pelo Porto Franco, no Maranhão.

Fávaro destacou ainda o objetivo de unir forças para a liberação de licenças ambientais para a pavimentação do trecho de 200 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira (MT), na BR-148, até Luis Alves (GO). Tal obra é de responsabilidade do governo federal.

Terminal em Alvorada

A VLI possui uma proposta de construir um terminal em Alvorado (TO). A proposta foi reforçada pelo presidente da empresa, Marcelo Spinelli, durante a solenidade, bem como pelo secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte, e pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin.

A construção do terminal em Alvorada e dos 200 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira e Luis Alves (GO) viabilizará o escoamento dos grãos da região do Araguaia pela Ferrovia Norte-Sul.

“Precisamos unir forças para juntos trabalharmos a licença ambiental dessa rodovia. Isso possibilitará a ligação de oeste a leste e por meio da Ferrovia Norte Sul exportando pelo Porto de Itaqui, em São Luís”, destacou Fávaro.

Fonte: Agro olhar/Viviane Petroli

Tags: Terminais da Vale da Logística Integrada elevam alternativas de escoamento da produção de grãos

Comentários

Deixe aqui o seu comentário