Notícias

Publicação: 22/08/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 3026
Notícia

Centro de Memória Ferroviária recebe primeiros bens históricos da EFS

A Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária (MPF-Sorocabana) recebeu na quinta-feira os primeiros bens históricos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana para a futura implantação do Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza, na estação de mesmo nome, em Sorocaba. São a locomotiva elétrica "Loba" 2021, construída pela General Electric em Erie, Estados Unidos, em 1948, e o carro-bagageiro inox BI 4421, fabricado no Brasil pela Mafersa - Material Ferroviário S/A, em 1966, sob licença da The Budd Company. 
  
Os veículos representam a importância do transporte ferroviário pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) entre os anos 40 e 50, com a eletrificação de parte de suas linhas e criação do serviço Superluxo (LR) do transporte de passageiros. De propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a locomotiva e o carro foram cedidos à entidade para o projeto de memória ferroviária e devem, futuramente, passar por restauração.
  
A operação de manobra foi realizada pela Rumo Logística. A entidade teve o apoio e a atenção dos setores jurídico, regulatório, Centro de Controle de Operação (CCO) e equipe de tração de Mairinque. 
  
O Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza é um projeto desenvolvido pela MPF-Sorocabana, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O propósito geral é preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da EFS e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (Efev). O Centro de Memória Ferroviária deve ser estabelecido na Estação Paula Souza, cuja área está em processo de cessão entre o Grupo Votorantim e Prefeitura de Sorocaba. 

Fonte e Foto: Cruzeiro do Sul

http://img.jornalcruzeiro.com.br/img/2016/08/14/media/210287_CSA140816A007F01.jpg

Tags: Centro de Memória Ferroviária recebe primeiros bens históricos da EFS

Comentários

Deixe aqui o seu comentário