Notícias

Publicação: 07/10/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2750
Notícia

Metrô de SP tem uma falha grave a cada três dias, já a CPTM registra uma paralisação a cada quase duas semanas neste ano

Sempre cheio, sem conforto e, muitas vezes, demorado. Tão comum na vida de tanta gente, a rotina de quem usa o transporte urbano em São Paulo é um exercício diário de paciência.

Não bastassem os problemas clássicos de superlotação, os usuários do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ainda convivem com interrupção total ou parcial da circulação. “É só chover que para tudo, não tem jeito”, disse a auxiliar de cozinha Angélica Franco, 30 anos.

Apesar do diagnóstico diário de quem usa o transporte sobre trilhos para ir e vir do trabalho ou escola, o balanço da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) é otimista e aponta que, até setembro, apenas uma falha grave foi registrada no Metrô a cada três dias (no total, 75 até setembro). No caso da CPTM o retrospecto é ainda mais promissor, com uma ocorrência a cada 13 dias (total de 21 de janeiro a agosto).

Isso acontece porque a lentidão nas estações e o maior tempo de parada, por exemplo, não constam nestes cálculos. As duas empresas do governo do estado só contabilizam ocorrências que consideram “notáveis” – falhas do sistema ou provocadas por agentes externos, como usuários na via ou alagamentos. Isso exclui, por exemplo, um trem recolhido por conta do travamento das portas, deixando a multidão parada nas plataformas. Para as estatísticas, nada aconteceu.

Na prática, apenas as paralisações com mais de cinco minutos vão para as estatísticas. O que não entra na soma oficial vai para a conta do usuário.

“Duro é chegar atrasado e explicar isso ao patrão”, ironizou a cozinheira Eunice Francisca dos Santos, 52 anos, que sai de São Caetano, no ABCD, para trabalhar na Barra Funda, Zona Oeste da capital. “Quem pega condução, é só sofrimento.”

MÉDIA

As 75 “ocorrências notáveis” do Metrô até setembro representam quase o mesmo de todo o ano passado (76 casos). A média vem subindo, já que em 2014 foram 73 e, em 2013, 71.

Dos 21 registros da CPTM até agosto, 11 foram culpa de agentes externos e dez por falhas técnicas. Em 2015, foram 21 só por problemas no sistema, os quais também foram maiores em 2014 (23) e 2013 (21). Em cada um destes dois anos, o total de casos foi de 36.

Fonte: SP Noticías; Foto: Internet.

http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/15293541.jpe

Tags: Metrô de SP tem uma falha grave a cada três dias, já a CPTM registra uma paralisação a cada quase duas semanas neste ano

Comentários

Deixe aqui o seu comentário