Notícias

Publicação: 05/12/2018   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1597
Notícia

Movimento de Preservação Ferroviária ”resgata” carros de passageiros no interior de São Paulo

O Movimento de Preservação Ferroviária-Sorocabana, realizou o ”resgate” de dois carros de passageiros em Rio Claro, no interior de São Paulo.

 

O ato foi realizado entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, onde os carros foram transportados pela associação para Sorocaba, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico representado.

 

Os carros resgatados pela associação são os SI3272 (Segunda-classe, originalmente primeira-classe) e RI3354 (restaurante). Ambos prestaram serviços através dos trens de passageiros que serviram as ferrovias do estado, tanto na bitola estreita (1,00), quanto na bitola larga (1,60).

 

Os carros foram fabricados pela The Budd Company em 1951, para servir ao Trem Luxo (São Paulo-Presidente Epitácio) da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o carro de 1 ° classe possui capacidade para 60 passageiros. Já o restaurante transporta até 30 pessoas em seu salão.

 

Segundo a associação, os carros de passageiros permaneceram inoperantes durante 15 anos, ficando suscetíveis a ações de vandalismos.

 

O Movimento de Preservação Ferroviária-Sorocabana solicitou cessão dos dois carros de passageiros ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão estatal que acolheu todo o patrimônio das antigas estatais RFFSA.

 

Um deles estava em posse da concessionária Rumo Logística (Antiga América Latina Logística – ALL) e outro que se encontrava no pátio das oficinas de Rio Claro.

 

Ao todo, a operação de “resgate” dos carros durou 49 horas entre carregamento, transporte e descarregamento.

 

Em nota, a Sorocabana agradeceu aos parceiros que auxiliaram no processo de resgate dos carros de passageiros.

 

”A Associação, por meio deste texto, agradece à Rumo Logística pelo apoio na operação de traslado, içamento e retirada em Rio Claro; ao DNIT, pela cessão dos bens e apoio ao projeto; e à Urbes – Trânsito e Transportes pelo suporte prestado no descarregamento em Sorocaba”.

 

Conheça um pouco sobre o Movimento de Preservação Ferroviária-Sorocabana

A Associação, constituída em 2014 na cidade de Sorocaba, por entusiastas e técnicos em ferrovia, tornou-se OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) em 2015 e desde então, passou a trabalhar no projeto “Trem dos Operarários”, que consiste na implantação de um trem turístico cultural entre Sorocaba e Votorantim, utilizando o leito ferroviário da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, que atendeu aos trens cargueiros e aos bondes de funcionários entre as indústrias da região e à própria Votorantim Cimentos, sendo desativada definitivamente, já sem o serviço de passageiros, no ano de 2012.

 

O trem, que já conta com uma locomotiva movida a vapor, do ano de 1891 construída pela Baldwin Locomotive Works, dos Estados Unidos, tem também em seu acervo operacional um carro também construído pela Budd, mas de 2ª Classe, além de outras locomotivas ainda não operacionais, que somado à vagões e outros carros de passageiros, integrarão ao acervo museológico da Associação.

 

Com trabalho voluntário, os trens são restaurados de acordo com a disponibilidade de patrocínios e parcerias, além dos próprios apaixonados pela causa, que doam seu tempo de serviço e horas trabalhadas em prol da memória e preservação ferroviária do Estado de São Paulo e da Estrada de Ferro Sorocabana.

 

Para maiores informações sobre a Associação, como se tornar um voluntário ou um parceiro, basta acessar a página no Facebook do movimento e entrar em contato.

 

Fonte: Rede Noticiando; Foto:internet.

https://transferr.files.wordpress.com/2015/07/efs_minissaia.jpg

Tags: Movimento de Preservação Ferroviária ”resgata” carros de passageiros no interior de São Paulo

Comentários

Deixe aqui o seu comentário