Notícias

Publicação: 06/02/2019   Comentários: (0)   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 100
Notícia

Rumo e Appa vão aumentar capacidade de transporte por ferrovia até Paranaguá

A Rumo e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) planejam aumentar a capacidade de transporte de cargas por ferrovia até o porto paranaense. O uso de trens no porto cresceu 20% nos últimos quatro anos, de acordo com a Appa, e cerca de 10 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do terminal por trilhos em 2018.

 

A Rumo possui um projeto de melhoria no traçado da Serra do Mar que permitirá o uso de locomotivas mais potentes e vagões maiores, de acordo com nota da Appa. Na descida para Paranaguá, a curva na saída da Ponte São João já está em obras e será menos acentuada. Além disso, as locomotivas serão substituídas por modelos mais modernos e com maior capacidade de tração na subida, conforme reportou a Rumo à Appa. “As locomotivas usadas hoje têm, em média, 35 anos. As novas conseguem carregar mais vagões, têm mais aderência, melhor frenagem e aceleração”, destacou na nota o diretor institucional da Rumo, Guilherme Penin.

 

No plano de expansão também está prevista a troca dos vagões que farão o transporte de grãos, com perspectiva de dobrar a capacidade por vagão e, assim, elevar o volume carregado por trem para até 8 mil toneladas. Atualmente, Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, dos quais 7,5 estão instalados no Corredor de Exportação do porto.

 

A capacidade de descarga férrea no terminal paranaense é de 32 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 1.785 vagões por dia, diz a Appa. Hoje, um único vagão pode transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Para carregar um navio, são necessários 1,5 mil vagões; pelo modal rodoviário, transportar o mesmo volume de carga exigiria 1,8 mil caminhões, segundo o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira Júnior.

 

Os principais produtos que chegam ao porto de Paranaguá por ferrovia são açúcar, milho, soja, farelos, óleos vegetais e fertilizantes, além de contêineres.

 

Fonte: Revista Exame; Foto: internet.

https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/ra/media/Pub/GP/p4/2017/07/20/Agronegocio/Imagens/Cortadas/14346130-kuED-U202218454472z0C-1024x683@GP-Web.jpg

Tags: Rumo e Appa vão aumentar capacidade de transporte por ferrovia até Paranaguá

Comentários

Deixe aqui o seu comentário