Notícias

Publicação: 06/02/2019   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1842
Notícia

Estado de conservação de pontes da linha férrea preocupa moradores de Sorocaba

O estado de conservação das pontes da linha férrea tem preocupado os moradores de Sorocaba (SP). Rachaduras nas estruturas podem ser vistas de longe e o medo é que os pontilhões não aguentem.

 

A rachadura em um pontilhão férreo no bairro Trujillo é, na verdade, uma fissura estrutural, de acordo com Gabriela Martins Souza Brizola, engenheira civil e especialista em projetos de viadutos.

 

O caso foi denunciado à TV TEM por um morador que viu a rachadura e ficou preocupado. Duas importantes ligações entre o Centro e bairros da zona norte passam embaixo do viaduto, cada uma em um sentido: são as ruas Professor Toledo e Eurides Fogaça.

 

"Em um caso como esse, onde tem ali fissuras na região próxima ao apoio, que é o que está sustentando as vigas e os esforços para o solo, essa região precisa de uma manutenção, verificar se as fissuras causam problema atualmente para um possível reparo ou um reforço na estrutura", explica.

Em um dos lados da linha férrea, os trilhos já não estão sendo usados. O aço já está corroído e com aparência meio fosca. Além disso, o mato tomou conta de tudo.

 

Do outro lado, aparentemente os trens ainda passam bastante, os trilhos estão com aparência gasta e não tem muito mato.

 

Com a passagem de trens na linha férrea, a preocupação aumenta da rachadura que está na estrutura crescer.

 

Do outro lado do pontilhão tem mais uma rachadura estrutural. Em várias partes ao longo da estrutura há falhas no concreto. Tem até trechos em que os vergalhões estão começando a ficar aparentes e já estão sendo corroídos.

 

Em um dos cantos, a parede externa começou a ceder. Problemas que, de acordo com a especialista, podem ter sido causados por vários fatores, como falha no projeto inicial, na execução da obra, falta de manutenção ou desgaste.

 

O pontilhão na Avenida Afonso Vergueiro, que chega até a Praça Lions, também está preocupando os moradores.

 

Nos pilares de sustentação há rachaduras enormes. Na parte de cima, as ferrugens estão expostas já que o concreto caiu, provavelmente atingido por veículos com excesso de altura.

 

Como o trânsito embaixo do pontilhão é intenso, a preocupação com as condições da estrutura é ainda maior. Para evitar o pior é preciso vistoria frequente nos viadutos.

 

"A norma brasileira orienta que sejam feitas vistorias para acompanhar essas anomalias. Então a gente tem uma vistoria inicial, uma vistoria rotineira e vai acompanhar o andamento dessas anomalias. Será que essa fissura está aumentando de tamanho, será que estão aparecendo novas fissuras? Depois disso é feita uma inspeção especial, onde vai realmente fazer um mapeamento mais aprofundado e adequado para identificar o problema e solucionar com um possível reforço", completa a engenheira.

 

A empresa Rumo, que administra a linha de trem, disse que começa na semana que vem a manutenção no pontilhão do bairro Trujillo, mas afirmou que depende de acordos com a prefeitura e a CPFL, porque o trânsito vai ter que ser desviado e a rede elétrica remanejada.

 

Na ponte da Praça Lions, a concessionária garantiu que os trens não passam mais por lá, mas está em contato com a prefeitura para falar sobre o assunto.

 

 

A prefeitura fez um laudo técnico do viaduto da Praça Lions e concluiu que a estrutura não oferece risco desde que não tenha movimentação de trens. A administração municipal notificou os órgãos responsáveis para interditar o pontilhão.

 

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) disse que não tem porque interditar, já que a ponte não é usada há 18 anos.

 

Fonte e foto: G1.

https://s2.glbimg.com/x8z4j54_Bkebgae3LetDC_YMYL4=/0x0:904x508/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/S/I/5VG0OJQyiJ1WtqtR5NNw/sem-titulo.png

Tags: Estado de conservação de pontes da linha férrea preocupa moradores de Sorocaba

Comentários

Deixe aqui o seu comentário