Notícias

Publicação: 08/08/2019   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2003
Notícia

Licitação da CPTM vai prever mais agentes de segurança e vigilância dentro dos trens, diz Pedro Moro

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos deve lançar ainda neste ano uma licitação para ampliar o número de vigilantes privados nas estações e nas composições. 

A informação é do presidente da estatal, Pedro Moro, que na última terça-feira, 30 de julho de 2019, recebeu portais especializados em mobilidade urbana, dentre os quais, o Diário do Transporte. 

Entre os maiores problemas relacionados à segurança está a presença dos ambulantes, principalmente dentro dos trens. 

Além do comércio ilegal, muitos ambulantes têm se envolvido em casos de agressões mútuas com seguranças, funcionários das áreas operacionais (como maquinistas) relatam ameaças e há investigações policiais sobre o possível envolvimento de alguns vendedores em atividades criminosas, como roubo, fraude à bilhetagem eletrônica e até tráfico de drogas. 

Conversando informalmente com ambulantes em viagens na linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), a reportagem ouviu relatos de que não basta entrar com um produto, escapar da fiscalização e sair vendendo. 

É necessário ter “autorização” de espécies de líderes entre os marreteiros e há fornecedores específicos dos produtos. Além disso, há suspeita da conivência de alguns agentes. 

As conversas foram rápidas e o medo e a desconfiança dos ambulantes parecem ser grandes. 

Nos trens, vendem-se muitas coisas: eletrônicos (a maioria de qualidade duvidosa), água, doces, salgadinhos, acessório de celulares, carteiras, pomada para dor muscular e, em alguns horários, principalmente aos fins de semana, até cerveja é vendida, inclusive para adolescentes, sem qualquer cerimônia. 

Nos horários em que a lotação é menor e dá para andar dentro dos vagões (o nome técnico correto é carros), às vezes fica difícil até conversar no trem ou falar ao celular: dois ou mais “marretas” (como alguns se intitulam) gritam vendendo produtos diferentes. 

Também não é raro ver os vendedores “esticando os olhos” para os celulares dos passageiros. É uma forma de tentar intimidar os usuários para que não usem os canais de denúncia da empresa de trens. 

No encontro com os portais de mobilidade, o presidente da CPTM reconehce que a companhia constatou nos últimos anos aumento no número de ambulantes. 

“O fato é que nos últimos anos houve um crescimento no número de ambulantes muito acima da capacidade de atuação do corpo de vigilantes de segurança presente hoje. A gente deu uma efetividade maior nestes primeiros meses, que vai ser ainda maior ao longo dos próximos meses com o contrato que deve ser lançado em breve. Nossa programação é para este ano.” – disse Pedro Moro. 

Além da licitação para a vigilância, o Governo do Estado estuda o modelo que pode ser mais adequado para ativar na rede da CPTM, a “Operação Delegada” com policiais militares de folga 

Fonte: Diário do Transporte; Foto: internet. 
https://2.bp.blogspot.com/-fP1oWPkleuo/WqVOLiar6cI/AAAAAAAAH-g/rhUi5s7AoZI-voIcoDEdUYwiWkI7fyyswCLcBGAs/s1600/VIGILANTE%2BCPTM.jpg 
 

Tags: Licitação da CPTM vai prever mais agentes de segurança e vigilância dentro dos trens, diz Pedro Moro

Comentários

Deixe aqui o seu comentário