Notícias

Publicação: 25/09/2019   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1943
Notícia

Em janeiro, Trem Intercidades terá audiência pública e BRT do ABC está com projeto final avançado

Em janeiro, o Trem Intercidades entre São Paulo, Jundiaí, Americana e Campinas terá a realização de uma audiência pública para que a iniciativa privada assuma os projetos, obras e operação. 

A afirmação é do Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, durante palestra na Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos, que ocorre até o dia 26 de setembro, no Transamérica Expo, na zona sul de São Paulo. 

A linha será a primeira de um pacote de trens que vão ligar diferentes regiões metropolitanas. O projeto vai englobar também a concessão da linha 7 Rubi da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. 

Representando o Secretário Alexandre Baldy, Galli ainda disse que o Governo do Estado de São Paulo elabora o PITU – Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2040 com algumas prioridades, como expansão do Metrô para cidades vizinhas da capital e ampliação dos corredores de ônibus metropolitanos. 

Outro objetivo é integrar a região com uma tecnologia única de Bilhetagem Eletrônica. 

Sobre planos mais próximos, Galli disse que existem três prioridades para esta gestão: 

– Término do Monotrilho da linha 17 Ouro da zona Sul da capital para até 2021 

O Secretário Executivo Paulo Galli disse que falta a análise de um recurso na licitação das obras civis e que está mantida para 07 de outubro a abertura dos envelopes para o fornecimento dos trens leves com pneus e equipamentos. 

– Linha 06 Laranja de Metrô 

O governo quer definir ainda neste ano quem vai suceder o Consórcio Move SP para a retomada das obras da ligação entre a Vila Brasilândia, na zona Noroeste, e São Joaquim, na região central. 

– BRT do ABC Paulista 

Paulo Galli disse ainda que está avançado o projeto final do BRT do ABC, meio de transporte escolhido para substituir o Monotrilho da linha 18. Galli voltou a dizer que a substituição foi uma decisão acertada já que o BRT tem capacidade elevada de demanda, semelhante a monotrilho, mas com custo menor. 

No início do mês, o Secretário Alexandre Baldy esteve com prefeitos do ABC apresentando as linhas gerais do projeto e prometeu o detalhamento até dezembro. O sistema deve ligar São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul até o Terminal Sacomã, na zona Sudeste. 

Na apresentação, Galli ainda disse que o governo do Estado desenvolve um aplicativo com informações integradas para o passageiro do Metrô, CPTM e EMTU. 

Fonte: Diário do Transporte; Foto: internet. 
https://www.viajali.com.br/wp-content/uploads/2018/12/passeio-de-trem-em-sp-01-730x449.jpg 

 

Tags: Em janeiro, Trem Intercidades terá audiência pública e BRT do ABC está com projeto final avançado

Comentários

Deixe aqui o seu comentário