Notícias

Publicação: 18/03/2020   Comentários: ()   Categoria: Palavra do Presidente - Visitas: 5963
Notícia

Privatizar é bom para quem?

Quando grandes empresas começam a se interessar pela aquisição de bens públicos, seus executivos sempre garantem que a intenção com o investimento é melhorar a oferta de serviços para a população. Mas, na prática, esse é um processo que traz apenas prejuízos, e o grande beneficiado é sempre o comprador, que está interessado apenas em aumentar seu lucro e não em ajudar pessoas.

Nós, ferroviários, conhecemos de perto essa realidade. Os processos de privatização causaram danos que até hoje levam tormento aos trabalhadores. Um exemplo é o que aconteceu na Valec. Lá, muitos funcionários foram realocados, executando serviços para os quais nunca foram treinados para executar.

As privatizações e concessões promovem uma espécie de caos nas relações entre capital e trabalho, e cada vez mais o patrão quer cortar gastos e exigir muito mais desempenho, oferecendo piores condições de trabalho. Algo semelhante ao que acontece nas estações da CPTM, especialmente nas linhas 8 e 9.

As negociações para entregar a CPTM às mãos da inciativa privada representam mais um capítulo da relação desigual empresa x funcionário. As propostas apresentadas pelo governo estadual, como PDV e realocação de servidores, são um total desrespeito com os trabalhadores, que são os maiores responsáveis pelo funcionamento adequado do sistema ferroviário – apesar das condições precárias.

O Sindicato da Sorocabana reforça que continua ao lado do trabalhador ferroviário, trabalhando arduamente para a garantia dos seus direitos. Nesta edição, você confere nossa luta em defesa do patrimônio público, que a cada dia ganha mais apoio de pessoas que reconhecem a importância da categoria para o estado e para a população.

Boa leitura!

Tags: Privatização, CPTM, trens metropolitanos

Comentários

Deixe aqui o seu comentário