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Publicação: 05/06/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 5512
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CPTM prorroga prazo para implantação de CBTC nas linhas 8,10 e 11

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prorrogou a vigência dos contratos com a Siemens para a implantação de um sistema de sinalização e controle de trens mais moderno que o atual, o CBTC, sigla que em português significa Controle de Trens Baseado em Comunicação, que usa ondas de rádio quando um trem “se comunica com o outro” e com a central de controle. 

A vigência agora passa para 52 meses. 

Os aditamentos dos contratos foram publicados nesta quarta-feira, 03, e envolvem as linhas 8-Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno), 10 Turquesa (Rio Grande da Serra/Brás) e 11 Coral (Luz/Estudantes) 

Os serviços ainda englobam também sistemas de radiocomunicação para todas as linhas da CPTM. 

Os aditamentos ocorrem com as alterações nos consórcios compostos pelo grupo da Siemens. 

Linha 8 Consórcio Diamante: Finalidade: Substituição da empresa SIEMENS LTDA. para a empresa SIEMENS MOBILITY SOLUÇÕES DE MOBILIDADE LTDA., CNPJ nº 30.133.690/0001-18, com a consequente alteração na composição do Consórcio: SIEMENS MOBILITY SOLUÇÕES DE MOBILIDADE LTDA.: parcela consorcial equivalente a 55,53% do escopo total e líder do Consórcio; SIEMENS RAIL AUTOMATION S.A.: parcela consorcial equivalente a 44,47% do escopo total do Consórcio 

Linhas 10 e 11 – Consórcio Turquesa: Finalidade: Prorrogação do prazo contratual, com a readequação do cronograma físico-financeiro; e substituição da empresa SIEMENS LTDA. para a empresa SIEMENS MOBILITY SOLUÇÕES DE MOBILIDADE LTDA., CNPJ nº 30.133.690/0001-18, com a consequente alteração na composição do Consórcio: SIEMENS MOBILITY SOLUÇÕES DE MOBILIDADE LTDA.: parcela consorcial equivalente a 43,27% do escopo total e líder do Consórcio; SIEMENS RAIL AUTOMATION S.A.: parcela consorcial equivalente a 56,73% do escopo total do Consórcio – Prazo de vigência: 52 meses 

O Diário do Transporte mostrou que a promessa para modernizar o controle das linhas da CPTM é antiga. 

No caso da linha 10-Turquesa, houve até um fato controverso, com os equipamentos tendo sido comprados há 11 anos e nunca instalados. 

O sistema foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado. Parte dos equipamentos chegou a ficar ao relento. 

A CPTM garantiu que apesar de os mais de dez anos parados, os materiais estão atuais e podem funcionar sem problemas.  

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2020/06/03/cptm-prorroga-prazo-para-implantacao-de-cbtc-nas-linhas-810-e-11/ 

Tags: CPTM prorroga prazo para implantação de CBTC nas linhas 8,10 e 11

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