Notícias

Publicação: 30/07/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1953
Notícia

CPTM inicia desvio das vias da Linha 9-Esmeralda para construir estação João Dias

A CPTM anunciou neste final de semana que está realizando o desvio das vias da Linha 9-Esmeralda a fim de abrir espaço para a construção da plataforma da futura estação João Dias. Neste domingo, a via sentido Grajaú foi desmontada e os trens passarão a utilizar uma nova via construída ao lado da ciclovia que está desativada. 

Segundo a companhia, no próximo domingo será concluída a segunda parte do desvio, com a desativação da via sentido Osasco. A partir daí os trens passarão ao largo do local da estação por um período de cerca de dois anos, até que a obra esteja na reta final e as vias definitivas sejam concluídas. Nas últimas semanas, a construtora Telar, responsável pela obra, havia instalado a rede aérea paralela e assentado os trilhos da via provisória, trabalho feito sob supervisão da CPTM. 

De acordo com o presidente da empresa, Pedro Moro, a estação João Dias deverá ser inaugurada em 2022. Ela é a primeira estação proposta pela iniciativa privada e bancada quase que integralmente pela empresa Brookfield, dona de um empreendimento corporativo em frente ao local e que há quase uma década tentava doar o projeto ao governo, sem muito sucesso. O ineditismo da situação e a burocracia do estado, no entanto, fizeram a estação demorar a sair do papel. O conjunto Sigma Towers, que abriga hoje os escritórios da multinacional Nestlé, entre outros, ficou pronto há alguns anos mesmo tendo atrasado bastante tempo. 

Além da plataforma, a Telar já trabalha no acesso da estação, que fica dentro do terreno da Sigma Towers. Segundo a CPTM, a estação João Dias terá um movimento diário de pouco mais de 10 mil pessoas, o que a tornará uma das menos movimentadas da linha, mas essa situação deve mudar ao longo do tempo, já que é natural que haja um adensamento da região graças à facilidade trazida pela parada. 

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-inicia-desvio-das-vias-da-linha-9-esmeralda-para-construir-estacao-joao-dias/ 

Tags: CPTM, Linha 9 Esmeralda, ferrovia

Comentários

Deixe aqui o seu comentário