Notícias

Publicação: 06/10/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 5947
Notícia

Linha 9 Esmeralda é a que menos recuperou movimento de passageiros na CPTM

Ramal considerado “nobre” por ter grande parte do trajeto em regiões corporativas pode ter sido impactada pelo trabalho remoto

 

Até antes da pandemia do coronavírus, a Linha 9-Esmeralda disputava com a Linha 11-Coral o título de ramal mais movimentado da CPTM, geralmente ficando na vice-liderança. Mas a quarentena instituída pelo governo e prefeitura em março mudou esse cenário drasticamente.

Embora as linhas da CPTM tenham sido afetadas menos pela queda na demanda de passageiros se comparada aos ramais do Metrô, a Linha 9 é exceção. Segundo dados levantados pelo site, em agosto o ramal que percorre a Zona Sul de São Paulo e vai até Osasco teve apenas 43% do volume de usuários de fevereiro, último mês não afetado pelo surto da doença.

Como comparação, a Linha 12-Safira, na Zona Leste, já apresentou um movimento equivalente a 74% dos números de fevereiro enquanto as linhas 7 e 11 já possuem uma demanda de dois terços em relação ao mesmo mês de referência.

Em números absolutos, a Linha 9-Esmeralda transportou apenas 4,967 milhões de passageiros no mês de agosto, pouco menos que a Linha 8 (4,986 milhões) – a campeã nesse quesito é a Linha 11 com mais de 8 milhões de usuários.

Trabalho remoto

Embora não exista um fator comprovado sobre esse fenômeno, tudo leva a crer que as características peculiares da Linha Esmeralda tenham motivado isso. Sua demanda, por exemplo, é menos pendular e além disso ela atende a regiões de grande concentração de escritórios. Ou seja, possivelmente boa parte dos seus costumeiros usuários está trabalhando remotamente.

Outro aspecto que reforça essa tese é que a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, também tem demonstrado dificuldades em recuperar sua demanda. Como se sabe, parte dos passageiros também utiliza a Linha 9.

Já a Linha 5-Lilás, que atende a uma região semelhante, tem apresentado números mais altos, talvez por conta de trabalhadores que atuam em serviços presenciais, mais concentrados em outras áreas da capital. É uma situação parecida que manteve a Linha 11 e a Linha 12 movimentadas em pleno pico da pandemia.

 

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-9-esmeralda-e-a-que-menos-recuperou-movimento-de-passageiros-na-cptm/

Tags:

Comentários

Deixe aqui o seu comentário