Notícias

Publicação: 26/11/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 3035
Notícia

CPTM deve transformar Vila Olímpia em “estação sustentável”

Companhia recebeu manifestação empresa privada interessada em adotar parada por cinco anos e implantar sistemas de reuso de água, energia solar ampliação da vegetação

 

Uma das mais movimentadas estações da Linha 9-Esmeralda, Vila Olímpia pode se transformar na primeira estação sustentável da CPTM. É o que pretende uma empresa privada (ainda não revelada), que apresentou uma manifestação de interesse no dia 12 de novembro, oferecendo a reforma e manutenção da parada por cinco anos, sem custos para a companhia.

Como é praxe nesses casos, a CPTM precisou lançar um chamamento público para que outras possíveis interessadas façam propostas semelhantes. Segundo o edital, a empresas que quiserem participar terão até a próxima segunda-feira, 30 de novembro, para apresentar suas ofertas.

Entre os trabalhos que serão realizados para adaptar a estação estão a instalação de jardins verticais, com sistema de reuso de água para mantê-los, utilização de energia solar, substituição do mobiliário por itens com materiais sustentáveis e disponibilização de equipamentos para recarga de celular. Além disso, a empresa que assumir a manutenção da parada irá instalar um novo acesso para bicicletas e melhorias no bicicletário, que incluem carregadores para modelos elétricos.

Ao final do contrato, essas melhorias deverão ser doadas à CPTM. Não está claro como a empresa selecionada usufruirá da execução dessas melhorias, mas tudo leva a crer que ela contará com algum tipo de divulgação a respeito dessa “adoção” da estação.

Requalificação da Marginal Pinheiros

Embora não esteja aparentemente conectada às iniciativas do governo do estado, a transformação de Vila Olímpia numa estação sustentável vai de encontro com outros projetos da gestão Doria na região. O tucano concedeu semanas atrás a Usina da Traição para a iniciativa privada, que transformará o local, vizinho à linha da CPTM, num centro de lazer e gastronomia batizado de “Usina São Paulo”.

O governo também promete limpar o rio Pinheiros até 2022, espera-se, eliminando o odor característico nas suas margens e que afeta de sobremaneira a Vila Olímpia. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente lançou também nesta semana um chamamento público com vistas à implantação de um parque linear na margem oeste do rio Pinheiros. O projeto contempla várias ações de lazer, culturais e esportivas no eixo entre as pontes João Dias e Cidade Jardim.

Sua implementação, no entanto, depende do fim das obras da Linha 17-Ouro na ciclovia da margem leste afim de liberar o trecho provisório do outro lado do rio.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-deve-transformar-vila-olimpia-em-estacao-sustentavel/

 

Tags: CPTM - Vila Olímpia - Readequação - Sustentabilidade

Comentários

Deixe aqui o seu comentário