Notícias

Publicação: 17/12/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 5992
Notícia

Com nova licitação, CPTM oficializa extensão da Linha 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda

A Linha 13-Jade está oficialmente a caminho da estação Palmeiras-Barra Funda. A CPTM lançou nesta sexta-feira uma licitação para elaboração do projeto executivo e implantação de sistema de sinalização e de energia para levar o ramal de Luz até a estação vizinha ao Memorial da América Latina e uma das mais movimentadas da capital paulista.

Segundo o edital, o serviço deverá ser executado dentro de três anos a partir da ordem de serviço, o que deve levar sua conclusão para meados de 2024, sem contar com possíveis atrasos. Os recursos para os trabalhos virão de financiamentos não utilizados pelo governo em outros projetos. A abertura das propostas está prevista para 26 de fevereiro de 2021.

O projeto de levar a Linha 13 até Barra Funda já havia sido mencionado pelo governo Doria em várias ocasiões. Em declarações meses atrás, o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy comentou que a extensão faria o ramal oferecer melhor conectividade para os passageiros, sobretudo que utilizam o Aeroporto de Guarulhos.

O plano também apareceu em documentos da CPTM, mas em um deles era mencionado que apenas o serviço expresso seria beneficiado com esse trecho. Na época, no entanto, o Expresso Aeroporto oferecia poucos horários e tinha tarifa à parte, de R$ 8,80, o dobro do valor comum. No novo formato, que estreou em dezembro, o serviço funciona dentro da rede metroferroviária com a mesma tarifa e partidas a cada hora em ambos os sentidos.

Ou seja, caso leve apenas o Expresso Aeroporto até Barra Funda, a CPTM já oferecerá um bom volume de viagens no atual formato. Espera-se, contudo, que até a implantação do projeto, o serviço possa contar com mais partidas para reduzir o intervalo de uma hora.

Linha 7-Rubi deixa a Luz

Para levar a Linha 13-Jade até Barra Funda, a CPTM precisará adequar as vias a partir de Luz e que hoje estão sem uso. O trecho tem cerca de 3,5 km e também será utilizado pela Linha 11-Coral, outro projeto há muito cogitado pela empresa, mas nesse caso haverá a troca com a Linha 7-Rubi, que passará a não ir até a Luz, o que foi confirmado pelo edital. Em Palmeiras-Barra Funda há plataformas ociosas que podem receber as duas linhas e que também acomodarão o Trem Intercidades.

Entre as ações previstas no contrato está a reconstrução de 9 km de trilhos e infraestrutura de suporte a eles, ampliação da capacidade das subestações de energia do trecho e instalação do sistema de sinalização compatível com as linhas 11 e 13.

Palmeiras-Barra Funda então passará a ter uma importância ainda maior ao ser o ponto de conexão de quatro ramais de trens metropolitanos e o serviço regional até Campinas. Enquanto isso, a estação da Luz, que carece de uma infraestrutura apropriada para ser terminal de linhas, passaria a ser um ponto de passagem e talvez até contar com o retorno da Linha 10-Turquesa.

Para viabilizar essa reestruturação do eixo central, a CPTM precisará concluir outros projetos de modernização, como o que prevê reduzir o intervalo dos trens da Linha 12-Safira para 3 minutos. Hoje a Linha 13 consegue chegar até Luz por conta do compartilhamento com a Linha 12 entre Engenheiro Goulart e Brás, e depois segue pelas vias da Linha 11 até Luz.

Fonte: Com nova licitação, CPTM oficializa extensão da Linha 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda - Metrô CPTM (metrocptm.com.br)

Tags: CPTM - Linha 13 - Expresso Aeroporto - Barra Funda

Comentários

Deixe aqui o seu comentário