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Publicação: 04/02/2021   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2061
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Trem Intercidades pode ser leiloado em formato de PPP

Licitação deve ser lançada no terceiro trimestre, afirmou o secretário Alexandre Baldy 

Ao contrário das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM, o projeto do Trem Intercidades (TIC), que também inclui a Linha 7-Rubi, deverá ser leiloado como uma Parceria Público-Privada, revelou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ao jornal Valor Econômico nesta semana.

Trata-se de uma diferença bastante significativa na modelagem do projeto por envolver investimento bilionário por parte do governo do estado. No caso das linhas 8 e 9, a gestão Doria oferece ao mercado apenas a concessão em troca de uma outorga fixa e compromisso de investir cerca de R$ 3,2 bilhões nos primeiros anos do contrato.

O TIC, por sua vez, pode precisar de cerca de R$ 5 bilhões de investimentos para sair do papel. Embora parte das vias já exista será preciso segregar imensos trechos de trilhos para liberar o tráfego de trens de carga. Além disso, a futura concessionária precisará construir estações em cidades como Campinas, Valinhos e Vinhedo além de reformar outras paradas para receber o serviço – e que inclui ainda o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.

Segundo Baldy, a meta é lançar a licitação no terceito trimestre, caso a MRS, concessionária de carga que controla os trilhos entre Jundiaí e Santos, consiga a renovação antecipada junto ao governo federal. Como o site explicou, a empresa promete realizar diversos investimentos para separar os trilhos de passageiros e carga, incluindo um túnel de 2 km na região do Botujuru.

No entanto, esse processo de renovação está evoluindo lentamente. Ele tinha previsão de ser assinado em 2019, mas agora é cogitado para o terceiro trimestre deste ano. Por isso, o governo Doria quer deixar a licitação do Trem Intercidades engatilhada, apenas esperando pela definição da MRS.

A opção pelo formato de PPP, mesmo incluindo a Linha 7 como uma espécie de “bônus”, já que o vencedor terá acesso à receita financeira logo no início da gestão, torna o projeto mais complexo e burocrático. Das três linhas lançadas pelo estado nessa modelagem, duas tiveram problemas e uma fracassou, a Linha 18-Bronze.

A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, apenas envolveu a parte de sistemas e material rodante, mas até hoje gera disputas a respeito de reequilíbrio do contrato. A Linha 6, por sua vez, acabou parada por quatro anos por conta de problemas financeiros do consórcio Move São Paulo. A obra voltou a andar meses atrás com a nova parceira, a Acciona.

Além disso, ao optar pela PPP, o governo terá de bancar boa parte dos custos de implantação do projeto, além de pagar a tarifa de operação a ser estabelecida. Ao incluir a Linha 7 no pacote, entretanto, a gestão Doria pode amenizar essa participação afinal o ramal tem potencial semelhante às linhas 8 e 9. 

Linhas 2 e 20

Na entrevista ao Valor, Baldy citou pela primeira vez a manifestação de interesse privado do grupo Ascendal, revelada em primeira pelo site. O secretário, no entanto, considerou o projeto ainda “muito inicial”.

Sobre a Linha 17, o político goiano fez uma previsão pouco crível, possivelmente antes de a Justiça travar novamente o contrato dos trens com a BYD. Segundo ele, o ramal de monotrilho poderia iniciar uma “operação controlada” em abril de 2022.

Por fim, Baldy estimou que 50% das obras da extensão da Linha 2-Verde até Penha estarão concluídas até o final do ano que vem, algo também bastante improvável, visto que os trabalhos avançaram pouco até agora e existe o impasse no Complexo Rapadura por conta da derrubada de árvores.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/trem-intercidades-pode-ser-leiloado-em-formato-de-ppp/

Tags: Trem Intercidades - CPTM - Prazo - PPP

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