Notícias

Publicação: 10/12/2021   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 5954
Notícia

Após problemas, Aplicativo TOP vira caso de polícia, ação no MP e Procon

O que era para ser uma solução no meio de pagamento nos transportes metropolitanos de São Paulo, acabou se transformando em um problema para a pasta que controla o Metrô, a CPTM e a EMTU.

O TOP, um aplicativo que reúne QR code disponível para celular e nas máquinas de autoatendimento, e recém implantação de um cartão com função de crédito e débito, tem causado uma crise com uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o que motivou reportagens que mostram problemas com a plataforma, tanto na grande mídia, quanto na especializada, a exemplo do G1 e o Diário do Transporte. Este último veículo de comunicação ainda relatou problemas como bilhetes fraudados, o que já virou caso de polícia, com a prisão de suspeitos de burlar o sistema, e o mistério público, que instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.

Reclamações

Os problemas relatados são a falta de papel nas maquinas de atendimentos, problemas no cadastro e o papel emitido com baixa qualidade, o que dificulta a leitura do validador. Há ainda problemas no pagamento em linhas intermunicipais.

A notícia mais recente dá conta de que o Procon-SP notificou a Autopass S.A., que responde pelo TOP, para que a empresa esclareça sobre os problemas que estão ocorrendo no novo bilhete.

Secretaria dá 72h para associação prestar esclarecimentos sobre problemas com o TOP

A pasta, em um comunicado informou que notificou a associação responsável pela bilhetagem do sistema de transporte a prestar esclarecimentos nas próximas 72h para resguardar o interesse público ao acesso ao transporte metropolitano. Segundo a carta encaminhada, é imperativa a “adoção de todas as providências necessárias para assegurar o direito dos passageiros à aquisição dos bilhetes e ao consequente ingresso no sistema de transporte público metropolitano”.

A STM quer uma campanha em massa para orientar os cidadãos sobre os serviços disponíveis na nova plataforma de mobilidade. Além disso, foi instituído por meio de resolução publicada no Diário Oficial de hoje, um Comitê de Monitoramento de Implantação do bilhete TOP com integrantes da secretaria para monitorar o projeto, acompanhar a transição dos bilhetes, solicitar informações e analisar as soluções e pendências existentes.

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2021/12/apos-problemas-aplicativo-top-vira-caso-de-policia-acao-no-mp-e-procon/

Tags:

Comentários

Deixe aqui o seu comentário