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Publicação: 27/01/2022   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1796
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Linha 13-Jade é a primeira na CPTM a ter operação de trens automatizada

O novo sistema de sinalização permitirá que os trens possam realizar uma série de funções de forma automática. Conhecido pela sigla ATO, ele passou a operar entre as estações de Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos.

Mais novo ramal da CPTM, a Linha 13-Jade acaba de ganhar uma importante melhoria na operação, a sinalização ATO. É através desse sistema que os controladores conseguem identificar a localização dos trens, realizando o monitoramento das composições com segurança, garantindo a regularidade das viagens.

O sistema ATO, sigla para Automatic Train Operation (Operação Automática de Trens), visa complementar o sistema de sinalização existente trazendo um maior nível de automatização para a operação dos trens, assim como ocorre em algumas linhas do Metrô.

Dentre várias funções, o sistema ATO é capaz de realizar de forma autônoma a parada dos trens nas plataformas, abertura de portas, controle de velocidade e inclusive a regulação do carrossel, garantindo a uniformidade do intervalo entre os trens.

A implantação e operação do ATO na Linha 13 é inédita na CPTM sendo que há planos para a finalização da instalação deste mesmo sistema na Linha 9-Esmeralda, concedida para a ViaMobilidade.

O sistema ATO está funcionando apenas no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos. O trecho até a estação Luz, em vias da Linha 12 e 11, é atendido pelo tradicional sistema ATC que indica a passagem dos trens através dos circuitos de via fixos. 

A responsabilidade pela sua implantação é do Consórcio C.T.A, liderado pela Siemens, que também fez a implementação do sistema de controle por intertravamento. O projeto, no entanto, está extremamente atrasado, como a própria empresa afirmou em um texto publicado em seu site em 2018, ano de inauguração da Linha 13.

“Inauguramos nesta primeira fase do projeto o sistema de intertravamento, ou seja, o trem já consegue operar de forma segura. Até junho, a linha deve começar a funcionar de forma completamente automatizada com o sistema ATO”, prometeu a Siemens quase quatro anos atrás.

Atualmente estão em curso obras para melhoria no sistema de sinalização da Linha 12-Safira que culminará na redução do intervalo para até 3 minutos nos horários de pico. Isso significa dobrar a oferta de trens, permitindo não só um maior acesso dos trens da Linha 13 ao centro de São Paulo, mas a própria melhoria da operação no trecho entre Brás e Calmon Viana.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-13-jade-e-a-primeira-na-cptm-a-ter-operacao-de-trens-automatizada/

 

Tags: CPTM - Linha 13 - Sistema - Automatizado

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