Notícias

Publicação: 01/02/2022   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 5956
Notícia

Quando as estações inauguradas no ano passado funcionarão para valer em 2022?

Paradas Mendes-Vila Natal, Vila Sônia e Jardim Colonial foram abertas em operação assistida e têm perspectivas diferentes sobre início do serviço pleno neste ano.

Passadas as “festividades” de inauguração de estações do Metrô e da CPTM em 2021, resta aos passageiros esperar pelo início da operação plena desses locais. O governo Doria abriu quatro novas paradas no ano passado, mas apenas uma delas, João Dias (Linha 9-Esmeralda), funciona normalmente, aliás desde sua abertura.

As outras três – Mendes-Vila Natal, Vila Sônia e Jardim Colonial – operam com restrições, impedindo que os usuários possam usufruir do serviço prometido. É fato que normalmente as primeiras semanas de operação são usadas para testes e averiguações e que o mais prudente é que elas sejam trazidas aos poucos para um padrão normal de funcionamento, mas há outros fatores envolvidos nesses casos.

O cenário para elas nos próximos meses é diferente por conta de situações que podem protelar sua integração ao restante da operação. Entenda a seguir quais são as perspectivas:

Estação Vila Sônia – Linha 4-Amarela

A 11ª parada da Linha 4 foi aberta com enorme atraso, em dezembro, após problemas com a conclusão das obras e instalação de sistemas. Mesmo assim, o trecho entre Vila Sônia e São Paulo-Morumbi está sendo operado de forma segregada e gratuita das 10 às 13h, de segunda à sexta-feira.

Essa situação persiste desde o dia da inauguração, em 17 de dezembro, mas a ViaQuatro, operadora do ramal, deverá iniciar a operação plena, com trens operando entre Vila Sônia e Luz, até maio, segundo declarações de Silvani Pereira, presidente do Metrô, em redes sociais, embora o executivo admita que ele será antecipado.

A demora em integrá-la surpreende já que o único impedimento aparente envolve a conclusão dos testes de sinalização e outros sistemas. Espera-se que ao menos a concessionária comece a expandir o funcionamento e também iniciar viagens sem troca de trens em horários fora do pico em breve.

Estação Jardim Colonial – Linha 15-Prata

Mais recente estação aberta na rede metroferroviária, Jardim Colonial sugere estar num estágio mais adiantado em relação a sistemas de sinalização. Aberta no dia 29 de dezembro, ela já teve seu horário de funcionamento ampliado há quase duas semanas (agora funciona das 9 às 16h) e desde o início realiza cobrança de tarifa.

No entanto, a operação completa, com trens indo até Vila Prudente, só deverá começar no segundo semestre. O motivo, já abordado aqui várias vezes, é a necessidade de um aparelho de mudança de via após a estação e que está em construção. Silvani informou recentemente que as obras atingiram pouco mais de 50% do previsto, mas a necessidade de testes talvez empurre a mudança da operação para uma data mais para frente.

O presidente do Metrô tem dito que em fevereiro a estação poderá funcionar em horário normal, mas ela continuará desconectada do restante do ramal. Enquanto isso, resta aos passageiros que embarcam em Jardim Colonial fazer a baldeação em São Mateus.

Estação Mendes-Vila Natal – Linha 9-Esmeralda

Agora operada pela ViaMobilidade, a estação Mendes-Vila Natal foi a primeira inaugurada por Doira, em agosto do ano passado. Mas até hoje funciona de forma bastante precária, restrita a um trem que parte a cada 20 minutos até Grajaú.

Aberta às pressas pelo governo, a nova parada ainda não tinha os sistemas de sinalização concluídos, que deveriam ter sido entregues em novembro. No entanto, até hoje a operação permanece praticamente igual, com exceção de uma pequena ampliação no horário de funcionamento.

O reflexo dessa situação pode ser notado no minúsculo número de passageiros que utilizam a estação. Em dezembro, ele chegou a 4.409 pessoas, fazendo de Mendes-Vila Natal a estação menos movimentada da CPTM por larga margem.

As perspectivas não são muito claras a respeito da sua operação plena. Além das questões de sistemas, há também obras na própria estação, como a extensão das vias ao sul e que a ligarão com Varginha, estação em construção. Resta esperar que a ViaMobilidade possa de alguma forma acelerar esse processo e colocar Mendes-Vila Natal de fato em operação.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/quando-as-estacoes-inauguradas-no-ano-passado-funcionarao-para-valer-em-2022/

Tags:

Comentários

Deixe aqui o seu comentário