Notícias

Publicação: 05/05/2022   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 33
Notícia

Consórcio AeroGRU assina novo contrato para fornecer o People Mover de Guarulhos

Grupo já havia celebrado um acordo com a GRU Airport antes que o TCU suspendesse mudanças contratuais, segundo disse a concessionária na época

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (2) que o consórcio AeroGRU (Aerom, HTB, FBS e TSINFRA) assinou o contrato de fornecimento dos três veículos do People Mover que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM.

O comunicado, no entanto, não esclarece por que o AeroGRU celebrou um novo acordo se a concessionária que administra o aeroporto, a GRU Airport, havia informado no ano passado que o contrato entre eles já tinha sido assinado. A informação consta da documentação enviada ao Tribunal de Contas da União, que chegou a suspender a alteração na concessão de Guarulhos para incluir o sistema APM (Automated People Mover).

Na época, a GRU Airport alegava que o contrato com a AeroGRU havia sido assinado e os trabalhos, iniciados, numa tentativa de convencer o TCU a liberar o processo.

“[A tecnologia] está sendo implantada no mundo inteiro e agora teremos aqui também no Brasil. Os veículos são muito bonitos, muito confortáveis e muitos seguros. Com o People Mover, o aeroporto de Guarulhos em São Paulo vai servir de exemplo para o mundo inteiro”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

O fornecimento dos veículos, batizados como APM Auster, será feito pela Marcopolo Rail, como mostrou o site recentemente. Além das empresas do consórcio, participam do projeto como parceiros a Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer, além da própria Marcopolo.

Sem prazo de entrega conhecido

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o People Mover de Guarulhos terá um investimento de R$ 271,7 milhões, bancado exclusivamente por recursos oriundos da outorga que a GRU Airport paga à União – o montante será descontado da parcela anual devida pela concessionária.

Com capacidade para transportar até 2 mil passageiros por hora em cada sentido, o Aeromovel, solução criada no Rio Grande do Sul nos anos 70, realizará partidas a cada 6 minutos, com paradas nos três terminais e também na estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM – a viagem será gratuita.

O Ministério da Infraestrututa, no entanto, não forneceu um prazo para que o sistema entre em operação. A expectativa é que as obras levem cerca de 18 meses, o que possibilitaria que o serviço fosse iniciado por volta do final de 2023 ou começo de 2024.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/consorcio-aerogru-assina-novo-contrato-para-fornecer-o-people-mover-de-guarulhos/

 

Tags: People Mover - AeroGRU - Linha 13 -

Comentários

Deixe aqui o seu comentário