Notícias

Publicação: 16/02/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2048
Notícia

Rumo ALL deve alocar vagões à oficina até quarta

A concessionária Rumo ALL deve retirar, até a próxima quarta-feira (17), todos os 238 vagões estacionados na linha férrea do perímetro de Sorocaba e realocá-los dentro do prédio antes utilizado como oficina. A proposta faz parte do plano de ação apresentado pela empresa à Prefeitura na manhã desta segunda-feira (15). Com a medida, conforme o secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, o município não levará adiante a intenção de recorrer à Justiça contra a empresa. "Para nós, o importante é que esses vagões deixem de servir como criadouros para o Aedes aegypti e abrigo para pessoas em situação de rua", afirma. Conforme o plano apresentado pela Rumo ALL, ao qual o Cruzeiro do Sul teve acesso, o processo de retirada dos vagões teve início na sexta-feira (12), quando equipes dos setores de mecânica e tração vieram de Mairinque e iniciaram a movimentação das locomotivas. No sábado (13), 80 vagões foram retirados e estacionados dentro do prédio da antiga oficina, desativada em janeiro. No domingo (14), mais 89 vagões foram realocados. "Nesse dia, os procedimentos foram mais lentos devido a alguns vagões que estavam sem freios", destaca o documento.

Ainda nesta segunda (15), o cronograma da empresa prevê a retirada de outros três vagões, que há anos estão ao lado da estação da avenida Afonso Vergueiro, e de materiais inservíveis, além da limpeza do pátio e recolhimento de árvores caídas nas linhas desativadas. De acordo com o balanço feito pela empresa, até domingo foram retirados 169 vagões e outros 69 devem ser realocados até quarta-feira (17).

A presença de vagões era um problema antigo em Sorocaba, já que além da poluição visual e da sensação de insegurança, uma parte dos equipamentos sem uso estava sendo usada como dormitórios por pessoas em situação de rua. Durante a inauguração da Faixa Recreativa, o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) se mostrou indignado com a situação e cogitou a possibilidade de entrar na Justiça contra a Rumo ALL. A decisão, no entanto, foi reavaliada depois que a empresa se comprometeu a divulgar um plano para a retirada dos vagões até esta segunda.

Questionada pela reportagem na última terça-feira (9), a concessionária divulgou que atende rigorosamente os contratos de concessão e arrendamento e adota medidas de destinação de ativos inservíveis para casos em que não exista possibilidade de manutenção. Acrescentou, ainda, que os vagões que aguardam recuperação, manutenção ou baixa definitiva estão estacionados nos pátios ferroviários ao longo da malha férrea, que são espaços adequados para alocar os ativos e de grande importância no contexto geral do transporte ferroviário.

Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/

Tags: Rumo ALL deve alocar vagões à oficina até quarta

Comentários

Deixe aqui o seu comentário