Notícias

Publicação: 11/04/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1940
Notícia

Empresários portugueses visitam porto de Santos para negociar um acordo de portos- irmãos

Uma delegação de empresários portugueses, acompanhada por executivos da Autoridade Portuária de Lisboa (APL), visitou o Porto de Santos na manhã de quinta-feira (7). À tarde, se reuniram com o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva. A programação tem o objetivo de aproximar as duas administrações portuárias e iniciar negociações para a assinatura de um acordo de portos-irmãos.
Durante a visita ao complexo marítimo, o grupo percorreu o canal de navegação a bordo de uma lancha e, na sede da Docas, assistiram uma apresentação sobre o cais santista.
Lisboa é o porto líder em movimentação de contêineres e granéis sólidos vegetais em Portugal, destacou a diretora da APL Manuela Patrícia. Dele, são exportados para o Brasil, através de Santos, azeite de oliva, gás natural liquefeito, partes de aviões e helicópteros, peras e bacalhau. No sentido contrário, ele recebe do complexo santista óleos brutos de petróleo, soja, laminados (ferro e aço), ácidos resínicos e café.
Localizado no estuário do Rio Tejo (que corta a capital), o Porto de Lisboa tem uma extensão de 50 quilômetros e seu acesso aquaviário tem profundidades de até 15,5 metros. Segundo Manuela Patrícia, devido a suas dimensões e por estar em uma bacia abrigada, o complexo ainda explora o transporte fluvial de mercadorias, movimentando-as entre as instalações marítimas e unidades às margens do rio.
O complexo ainda conta com acessos rodo-ferroviários, que o ligam às redes nacional e transeuropeia de transportes. Na Margem Norte do estuário, estão os terminais de cruzeiros, contêineres, carga geral e roll-on/roll-off. Na Sul, ficam as operações de granéis.
Fonte: A Tribuna online (Portos e Navios)

Tags: Empresários portugueses visitam porto de Santos para negociar um acordo de portos- irmãos

Comentários

Deixe aqui o seu comentário