Notícias

Publicação: 18/04/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 6713
Notícia

Mais uma estação no Triângulo Mineiro tombada carece de cuidados

Ícone da modernidade, a ferrovia abriu caminhos pelo interior do Brasil e ergueu as cidades do Triângulo Mineiro. Mas, conforme racham as paredes, caem as telhas e vão ao chão as estações ferroviárias, a memória da região perece. A história da Estação Ferroviária Stevenson, situada entre Uberlândia e Araguari, é exemplar. Tombada em 2002 pelo Patrimônio Histórico da cidade vizinha, foi restaurada em 2012, quando estava prestes a desabar. Apesar de pronta para o uso desde fevereiro de 2014, o último ponto rural da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro segue sem ocupação regular, em estado de degradação.
Fundado em 10 de fevereiro de 1927, às margens da BR-050, como parte da Linha de Catalão, o conjunto arquitetônico da Stevenson – Estação, Casa de Turma e Casa do Funcionário – foi restaurado entre junho e dezembro de 2012, prevendo a instalação de restaurante, centro de informações ao turista e museu ferroviário. O projeto foi orçado em R$ 625 mil, sendo R$ 500 mil patrocinados pelo Governo Federal e o restante pela Prefeitura de Araguari. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Turismo da cidade, Clésio Meira, a terceira licitação para concessão do espaço deve ser aberta até maio.
Os dois editais anteriores, publicados ao longo de 2015, não foram concluídos. “A primeira licitação foi deserta. A segunda teve uma vencedora que devido às restrições do tombamento, declinou. A crítica excessiva ao uso do patrimônio histórico assusta o investidor”, diz Meira. Proprietária da Carrijo Projetos Turísticos & Consultoria, de Uberlândia, que declinou licitação, a turismóloga Ana Cláudia Carrijo vive nos Estados Unidos.
Segundo a mãe, Marise Carrijo, a filha vislumbrou atividades de fomento ao turismo no uso da Stevenson, mas as dificuldades colocadas pela crise econômica a levaram a desistir da concessão. “Foi uma questão de mercado. Qualquer investimento exige cautela, não era um bom momento. A estação é um espaço sensacional, mas tem o agravante das restrições do tombamento, que dificultam a implantação do negócio”, diz Marise Carrijo.
Reinauguração
Reinaugurada em 28 de dezembro de 2012, a Estação Ferroviária Stevenson foi entregue à Prefeitura de Araguari somente em fevereiro de 2014, em função da existência de 126 pendências na obra da Engepac Engenharia, identificadas em vistoria da equipe de Engenharia da Caixa Econômica Federal, segundo Clésio Meira. Em contrapartida aos seis meses de restauração, quando foi feita uma reforma estrutural, que recuperou telhado e madeiramento e construiu um novo módulo, foram necessários 14 meses para fazer instalações de itens, como luminárias e pedras portuguesas, acabamento e outorga de água do poço artesiano.

Falta de ocupação leva a uma degradação contínua
Enquanto aguarda destinação prevista pelo projeto da arquiteta Ana Carolina Vaz – instalação de restaurante, centro de informações ao turista e museu ferroviário – o conjunto arquitetônico restaurado da Estação Ferroviária Stevenson dá indícios de degradação, pela inexistência de atividades contínuas no local. Em visita ao espaço, a reportagem do CORREIO de Uberlândia constatou sujeira impregnada; equipamentos quebrados nos banheiros, como porta papel e duchas; locais sendo usados indevidamente, como banheiro usado como cozinha; seis vidraças quebradas; rachaduras; entre outros problemas.
“Como dizer que não acontece nada aqui? Houve um evento com a Sicoob Aracoop, que trouxe mais de 300 produtores rurais da região; a posse do Comitê da Bacia do Rio Araguari; a posse do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro; o lançamento do projeto “Rota 28”; visitas de escolas; escavação arqueológica. O pessoal de bike, enduro, jeep, maratonas também usam o prédio como ponto de apoio”, diz o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Araguari, Clésio Meira, que não soube estimar nem a média de eventos realizados no local, nem a periodicidade com que ocorreram nos últimos dois anos.
Turismo
Entre as destinações previstas para a Estação Ferroviária Stevenson, está o serviço de apoio ao turismo, que independe do funcionamento de um restaurante, embora esteja atrelado à atividade comercial no edital de licitação. A visão do secretário de Desenvolvimento e Turismo de Araguari quanto ao apoio turístico não leva em conta o fluxo diário de turistas pela BR-050, mas a circulação de grupos da região pelo local. “O centro de apoio ao turismo pode ser feito de acordo com a programação das equipes. O pessoal que faz enduro, por exemplo, não faz todo dia, porque trabalha”, diz Clésio Meira.
Segundo o arquiteto patrimonialista Gláucio Henrique Chaves, que acompanhou todo o processo de restauração e circula com frequência pela região da Stevenson com um grupo de ciclistas, a Estação Stevenson não é uma referência para o turismo. “Desconheço qualquer pessoa que use a estação como ponto de apoio, até porque não há qualquer serviço prestado no local. O espaço é usado uma vez por ano como salão de eventos, o que não justifica o investimento e não mantém o prédio conservado”, afirma Gláucio Chaves, que denunciou a situação ao Ministério Público de Araguari, mas ainda não obteve resposta.
Sem prazo para manutenção
Embora a Estação Stevenson tenha sido usada para sediar eventos pontuais, as condições de conservação do prédio indicam que não houve ocupação do espaço nos últimos meses, o que torna o patrimônio vulnerável ao vandalismo. Segundo moradores da região, o local não recebe eventos ou manutenção há pelo menos seis meses. A Prefeitura mantém vigia 24h no local.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio Meira, não há verba do Ministério do Turismo para manutenção. Para o arquiteto especializado em restauro Clayton Carili, embora a utilização não seja o fim da restauração, é o que garante a longevidade do patrimônio histórico. “Há necessidade de ocupação para evitar patologias e para conservação preventiva teria um bom público em potencial”, disse Carili.
Fonte: Correio de Uberlândia

Tags: Mais uma estação no Triângulo Mineiro tombada carece de cuidados

Comentários

Deixe aqui o seu comentário