Notícias

Publicação: 27/04/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1778
Notícia

Oficinas sobre segurança ferroviária chegam a Limeira e Campinas

Mais de 500 crianças já participaram de atividades, que ensinam a evitar acidentes com trens e promovem o meio ambiente
Os municípios de Limeira e Campinas recebem nesta semana oficinas educativas em que atividades de recreação ajudam a evitar acidentes e promovem conservação ambiental. O trabalho será realizado por uma equipe especializada em segurança e meio ambiente enviada a quatro escolas pela Rumo, a maior concessionária de ferrovias do Brasil. O projeto já envolveu 500 estudantes da Região Sul do País no último mês.
As oficinas chegam a São Paulo nesta terça-feira (26). A Escola Municipal Prof. Noedir Tadeu Santini, de Limeira, recebe os técnicos da Rumo às 13 horas. Nesta quarta (27), às 8 horas, eles visitam a Escola Municipal Egle Maria Ciarrochi, no mesmo município. As atividades seguem em Campinas, nas escolas municipais Clotilde Barrecheti Von Zuber (dia 28, às 8 e 13 horas) e Elvira Muraro (29, às 8 horas).
O desafio dos educadores da Rumo que executam o Programa de Educação Ambiental (PEA) é envolver, de forma divertida, crianças e adolescentes em temas ecológicos e estimular comportamento seguro na relação com as ferrovias. Na “corrida dos trens”, por exemplo, locomotivas de brinquedo avançam sobre um tabuleiro disposto ao chão a cada mensagem instrutiva correta. Cada aluno é alertado, por exemplo, a não brincar nem tirar fotos sobre as estradas de ferro, bem como sobre a importância de se respeitar os sinais de “Pare, Olhe e Escute!”.
“Os estudantes se envolvem em temas como o uso consciente da água, a economia de energia, a reciclagem de lixo, se conectam a temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e à segurança em relação à ferrovia”, afirma o coordenador de Meio Socioeconômico da Rumo, André Petick Dias.
A segurança ferroviária tem sido uma preocupação constante da concessionária, que administra ferrovias da Região Sul, de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, num total de 12 mil quilômetros. O respeito ao meio ambiente também pauta as principais ações preventivas em escolas.
Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

(Fonte: Segs.com.br | Foto: Divulgação -  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d8/Comboio_Variante_Boa_Vista-Guaian%C3%A3.jpg

Tags: Oficinas sobre segurança ferroviária chegam a Limeira e Campinas

Comentários

Deixe aqui o seu comentário