Notícias

Publicação: 12/05/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1915
Notícia

Rumo remete a Santos ‘um navio’ de soja por dia

O escoamento da safra recorde de soja, estimada em mais de 100 milhões de toneladas, teve o seu período mais movimentado em março último, atingindo marcas impressionantes. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, vem remetendo de Mato Grosso para o Porto de Santos um volume equivalente a um navio carregado de grãos por dia.
Essa movimentação ocorre num ano em que o País está se superando na produção e na exportação de soja. Para a safra 2015/2016, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 101 milhões de toneladas e embarque de 56,75 milhões de toneladas do produto em grão. Em relação a 2014/2015, o primeiro número representa 4,95 milhões de toneladas a mais (aumento de 5%); o segundo, 2,43 milhões de toneladas (4,5%).
Para chegar a esse volume nas exportações, o Brasil precisa exportar uma média de 155 mil toneladas da oleaginosa em grão por dia. Em março, um terço desse volume sairá de Mato Grosso, o maior produtor nacional, via ferrovia. Sete comboios de cerca de 80 vagões partem diariamente dos terminais de Rondonópolis e outros dois saem de Alto Araguaia, ambas cidades do Sudeste mato-grossense. Os trens carregam, juntos, perto de 50 mil toneladas de soja, volume suficiente para encher 1,4 mil caminhões - ou um navio.
Mato Grosso está produzindo 28,5 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta época do ano, o Estado passa a exportar mais de 1 milhão de toneladas por mês, principalmente para a China.
As exportações têm estimulado uma produção cada vez maior de grãos. No caso da soja, aproximadamente três quartos da colheita brasileira devem ser exportados nesta temporada, conforme a Conab. Além das 56,75 milhões de toneladas em grão que estão deixando o País, o setor deve embarcar 15,5 milhões de toneladas de farelo e 1,4 milhão de toneladas de óleo, totalizando 73,65 milhões de toneladas em exportações.
(Fonte: Porto Gente | Foto: Internet)
https://agrotvm.files.wordpress.com/2014/09/vagc3a3o-hpt-rumo-logc3adstica-am.jpg

Tags: Rumo remete a Santos ‘um navio’ de soja por dia

Comentários

Deixe aqui o seu comentário