Notícias

Publicação: 04/07/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 3177
Notícia

Audiência pública deve decidir destino do complexo ferroviário

Uma semana depois do decreto de tombamento do conjunto ferroviário de Sorocaba pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico, Arquitetônico e Turístico da Secretaria de Estado da Cultura (Condephaat), os envolvidos no processo começam a ser notificados da decisão para o encaminhamento de eventuais contestações.

Cada um disporá de prazo para apresentar possível recurso, mas a medida, conforme nota divulgada ontem pela assessoria de imprensa da Pasta em resposta ao Cruzeiro do Sul, não altera a quem cabe a administração atual de cada setor do complexo. Da mesma forma, qualquer intervenção que se pretenda fazer nos imóveis e instalações deverá ser comunicada ao órgão a quem caberá autorizá-la.

Os "envolvidos", no caso, de acordo com a Secretaria de Cultura do Município (Secult), também consultada pela reportagem, são as organizações que hoje administram (e que deverão continuar a administrar já que nada muda em relação a isso) os espaços: assim, de acordo com a Secult, ao Município, que obteve cessão da Superintendência do Patrimônio da União (DNIT), caberá cuidar do prédio principal da Estação Ferroviária, do Setor de Bagagens, do Armazém, do Instituto Maylasky, do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e do Chalé Francês.

Os prédios das oficinas pertencem à Rumo S.A. e o setor administrativo e refeitório, ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Já a sede de campo do Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, que foi utilizada pelos ferroviários, onde fica o estádio "Rui Costa Rodrigues", abriga o projeto social "Craque do Amanhã", coordenado pela empresa J.C. Morais Empreendimentos Imobiliários.

A manutenção e o restauro do complexo poderão ser financiados com recursos obtidos por mecanismos oficiais, como editais públicos, Proac e Lei Rouanet. O tombamento, conforme informado, facilita a captação. Na nota que encaminhou ao jornal, a Secult informou que tem participado de editais de incentivo e, assim que aprovados os projetos de restauração da Estação Ferroviária, estes também serão inscritos para a obtenção de verbas. No momento, ainda segundo a Pasta, são elaborados os projetos que deverão definir os custos do empreendimento.

Audiência pública

Embora as questões relacionadas à administração dos espaços dentro do conjunto ferroviário tenham sido esclarecidas, ainda existem dúvidas quanto à destinação dos espaços, particularmente do prédio da estação ferroviária. A ideia inicial da gestão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) era instalar ali um centro cultural que priorizaria as artes plásticas, mas essa não é uma proposta de consenso.

O diretor da Biblioteca Infantil Municipal, José Rubens Incao, defende a realização de uma audiência pública em nível estadual para discutir critérios de ocupação e de uso do complexo. "Temos ali um potencial muito grande não apenas sob o prisma histórico, mas relacionado à cultura e ao traço social, já que a estação é parte da identidade do sorocabano", destacou.

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou no começo do ano junto ao Condephaat pedido para a realização do encontro, do qual participarão setores da sociedade e interessados. A data da atividade ainda não foi designada, mas o parlamentar acredita que no segundo semestre deva ter a resposta à solicitação encaminhada.

 

Fonte e Foto: Cruzeiro do Sul

http://img.jornalcruzeiro.com.br/img/2016/07/03/media/207106_1.jpg

Tags: Audiência pública deve decidir destino do complexo ferroviário

Comentários

Deixe aqui o seu comentário