Notícias

Publicação: 26/09/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1886
Notícia

Trens antigos da CPTM serão trocados em 2017

Até o fim de 2017, todas as composições antigas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) devem ser trocadas por modelos novos. 

É o que garantiu o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em anúncio feito na quinta-feira (22), durante a entrega de dois novos trens na Estação da Luz, na região central. O ato integrou a terceira substituição de equipamentos na Linha 7-Rubi, que liga o Centro de São Paulo a Francisco Morato, na Grande São Paulo.

“Estamos entregando mais dois trens novinhos, zero quilômetro, série 8500. Eles têm capacidade para transportar 2 mil passageiros”, disse o tucano. 

Segundo Alckmin, o objetivo do governo é renovar todos os trens da frota 1.100, que têm 60 anos, por modelos mais modernos, seguros e confortáveis.  

“A substituição melhora a regularidade, o conforto, amplia os horários e atende melhor a população”, afirmou o tucano.

Os novos equipamentos têm ar condicionado, monitoramento com câmeras de segurança na parte interna e externa, um salão contínuo, que permite aos passageiros transitar entre um carro e outro durante a viagem, e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

Ainda de acordo com Alckmin, ao todo foram encomendados 65 desses trens para a companhia. Deste total, no entanto, somente cinco já foram entregues (três na Linha 7-Rubi e dois no Serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral). Os próximos serão inaugurados a cada 15 dias, seguindo as necessidades operacionais de cada linha.

OBRAS DO METRÔ

Durante a cerimônia de entrega, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, falou sobre o andamento das obras de prolongamento da Linha 5-Lilás e da Linha 17 (do Monotrilho), ambas do Metrô.

De acordo com o titular da pasta, ambas as linhas estão passando por estudos para concessão. E a expectativa é que a extensão da Lilás já comece a operar em 2017. 

“Daremos início amanhã (hoje) a uma audiência pública. Nossa proposta é publicar o edital até o fim deste ano para que, em julho, quando as estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato estiverem prontas, já sejam operadas pela iniciativa privada”, falou Pelissioni.

Fonte e Foto: Diário de S. Paulo

Tags: Trens antigos da CPTM serão trocados em 2017

Comentários

Deixe aqui o seu comentário