Notícias

Publicação: 04/10/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1957
Notícia

Embarques no Porto de Santos serão afetados pela greve dos ferroviários

Sindicato da categoria estima impacto em 100 mil toneladas/dia em transporte de cargas.

Empresas de produtos agrícolas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do norte de São Paulo deverão ser notificadas, nos próximos dias, sobre a interrupção da circulação de trens da Rumo ALL - Malha Paulista e Malha Oeste. A partir do dia 5 de setembro, mais de 900 ferroviários cruzarão os braços, deixando de transportar diariamente mais de 100 mil toneladas de produtos (açúcar, grãos e industrializados) ao Porto de Santos, no litoral paulista.

Segundo o Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, a paralisação acontecerá devido à suspensão unilateral das negociações salariais pela Rumo ALL com a categoria. “Devido à intransigência da empresa, companhias exportadoras de pelo menos três Estados serão prejudicadas”, salienta o presidente do sindicato, Izac de Almeida. Bauru, Campinas, Sorocaba, Mairinque e Santos serão as cidades paulistas mais afetadas pela greve.

Uma das principais reclamações da categoria é a falta de reposição integral da inflação sobre os salários, além das condições de trabalho, consideradas “degradantes” pelos trabalhadores. “Há falhas de registro de ponto, o que gera redução nos vencimentos. Os pagamentos de diárias e horas extras não estão sendo feitos. Além de problemas com escalas, segurança, alimentação, alojamentos e transporte”, afirmou o diretor do sindicato, Rogério dos Santos.

Greve deve seguir até a retomada das negociações

A Rumo ALL fez proposta de 8% de reposição da inflação sobre os salários, contra o INPC de 9,84% e tíquete diferenciado entre ferroviários. Além disso, propõe que o plano de saúde dos trabalhadores não sofra correção. “O Sindicato da Sorocabana simplesmente defende os interesses da categoria”, assegurou o presidente Izac de Almeida, ressaltando que a paralisação dos trens da empresa deverá ser mantida pela classe até a retomada das negociações.

Fonte e foto: Da redação

Tags: Embarques no Porto de Santos serão afetados pela greve dos ferroviários

Comentários

Deixe aqui o seu comentário