Notícias

Publicação: 26/01/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1734
Notícia

Estado aumenta o número de trens para atender a população paulista

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 14, autorização a compra de mais 12 novos trens para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os trens serão fabricados pela Alston do Brasil e devem começar a ser entregues em 16 meses.

 

Cada uma das 12 composições tem quatro vagões, totalizando 48 novos carros que circularão na Linha C, que atualmente vai de Osasco até Jurubatuba.

 

Os novos trens serão fabricados pelo consórcio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) integrado pela CAF (Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles – Espanha), Alstom (França) e Bombardier (Canadá). O prazo de entrega das unidades é de 24 meses com investimento total de R$ 223,5 milhões. “Cada carro vai custar 1,5 milhão de euros”, afirmou Alckmin.

 

Os vagões terão ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado e freios dinâmicos.

 

Com a entrega das novas composições e a conclusão das demais implementações no sistema, haverá um aumento do número de pessoas transportadas. Estima-se um crescimento da demanda diária dos atuais 90 mil usuários para 230 mil, na Linha C.

 

Hoje, o percurso entre Osasco e Jurubatuba é atendido por 10 trens da série 3.000 (Siemens), fabricados na Alemanha, e outras seis unidades, da série 2.100, reformados na Espanha pela RENFE.

 

O governador enfatizou que cerca de 200 vagões estão sendo reformados ou remobilizados (carros que estavam parados, quase sucata, que são completamente recuperados).

 

“São Paulo é a 3ª maior cidade do mundo. Tem 11 milhões de habitantes. É mais do que Portugal. E é uma das mais motorizadas do mundo. É um carro para cada dois habitantes. São 5,5 milhões de veículos”, afirmou Alckmin. Ele destacou que é preciso investir no transporte de alta capacidade, como trens, Metrô e corredores de ônibus, além de interligar os diferentes modais de transporte.

 

De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Governo paulista entregou 21 novas estações de transporte sobre trilhos (trem e Metrô) nos últimos dez anos e está construindo outras 20. Também reformou diversas estações de trem e está construindo mais três estações. Além de ter ampliado a frota do transporte sobre trilho. Ele observou que nesse período foram adquiridos mais 418 novos vagões, dos quais 352 para a CPTM e 66 para o Metrô.

 

“Hoje, o sistema metro-ferroviário de São Paulo responde, sozinho, por 75% de todos os passageiros urbanos do Brasil”, afirmou Fernandes.

 

Fonte e Foto: Portal do Governo de São Paulo.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/old/3789/_d12439.jpg

Tags: Estado aumenta o número de trens para atender a população paulista

Comentários

Deixe aqui o seu comentário