Notícias

Publicação: 08/02/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1892
Notícia

MP quer que empresas paguem indenização por atraso na entrega de trens da CPTM

O promotor Silvio Marques apresentou nesta terça-feira (7) uma proposta para que empresas fabricantes de trens paguem indenização ao Estado de São Paulo por não entregar 65 trens que já deveriam estar circulando.

 

Em reunião que durou três horas não foi apresentado nenhum valor, mas estimativas iniciais indicam uma indenização de R$ 200 milhões. Ao promotor a Hyundai se manifestou a favor. Já a CAF disse que vai estudar a proposta porque entende que tem como se defender de uma possível ação.

 

“A CAF fez o seu papel, fabricou os trens, estão prontos os trens”, disse o presidente da CAF, Renato de Souza Meirelles. “Quase todos os trens e estão em processo de serem mandados para São Paulo, no processo normal, natural”, afirmou, acrescentando que a CPTM “tem as suas dificuldades em recebimento por conta de espaço”.

 

O presidente da CPTM desmentiu. “A CPTM está recebendo os trens normalmente, não tem nenhum problema de espaço ou coisa desse tipo”, afirmou Paulo se Magalhães Bento Gonçalves.

 

“O que acontece é que às vezes esses trens vão para teste. Nós recebemos e eles passam por diversos testes para serem entregues para a população com toda a segurança e estes testes às vezes podem atrasar por algum motivo, peça ou equipamento que precisa ser revisado”, afirmou, acrescentando que “nunca acumula mais do que a nossa capacidade de recebimento”.

 

A produção do SPTV não conseguiu contato com os representantes do consórcio Hyunday-Roten.

 

Atraso

 

O atraso na entrega dos trens foi denunciada pelo SPTV em agosto do ano passado. O governo de São Paulo abriu licitação para comprar 65 trens para operar nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

O valor total da licitação, que envolvia dois lotes, ficou em R$ 1,8 bilhão. O primeiro lote ficou com a empresa espanhola CAF, que deveria fornecer 35 trens. O segundo, com o consórcio sul-coreano Hyunday-Roten, que deveria entregar mais 30 trens. Cada um deles com oito vagões.

 

Quatro anos depois da licitação, porém, apenas 17 foram entregues e somente nove estão funcionando.

 

Fonte e Foto: G1.

http://s2.glbimg.com/LaIt2NGDBFHk7dU45azyCSZZXug=/0x0:620x465/1000x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/06/04/trem_1.jpg

Tags: MP quer que empresas paguem indenização por atraso na entrega de trens da CPTM

Comentários

Deixe aqui o seu comentário