Notícias

Publicação: 30/03/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2854
Notícia

Trem Intercidades terá financiamento do BNDES

Um dos projetos mais aguardados de infraestrutura ferroviária, enfim, parece que sairá do papel. O governo do estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (28) que o projeto do Trem Intercidades, que visa a construção de operação de um serviço de média velocidade entre a capital paulista e cidades do interior, fará parte do programa de concessões do governo federal. Isso significa na prática poder contar com financiamento do BNDES da ordem de R$ 5 bilhões.

 

Segundo a nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos do estado, o governo federal também se comprometeu a ceder a faixa de domínio das vias que ligam São Paulo a várias regiões próximas, hoje usadas por trens de carga. Era uma antiga reivindicação da gestão Alckmin para que o projeto possa ser viabilizado – com a faixa as desapropriações serão menores do que se houvesse que criar um novo percurso para esses trens.

 

Quatro linhas

 

Os estudos para o trem regional começaram no início da década e previam linhas com destino a Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. Alguns outros desmembramentos também foram estudados, mas agora a princípio deve-se priorizar a primeira linha, entre São Paulo e Campinas. A ideia é que esse serviço seja feito por um concessionário privado por meio de uma PPP e que pode assumir a Linha 7-Rubi também.

 

Com trens com lugares marcados e previsão de velocidade média de 200 km/h, o Trem Intercidades deverá ter como terminal a estação Água Branca, que será construída para isso e agrupará também as linhas 7 e 8, além de ter ligação com a Linha 6-Laranja, atualmente suspensa.

 

Fonte e Foto: Blog Metro CPTM

 

http://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2015/07/estacao-parque-mooca-dentro-750x500.jpg

Tags: Trem Intercidades terá financiamento do BNDES

Comentários

Deixe aqui o seu comentário