Notícias

Publicação: 26/06/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2915
Notícia

CPTM contesta valores do MP em denúncia de faturamento de contratos

CPTM contestou os valores apresentados pelo Ministério Público na denúncia de superfaturamento em contratos fechados em 2013. O promotor disse que não houve erro. No Portal da Transparência, onde é possível checar as despesas do governo do estado, as contas estão à favor da companhia.

 

O Ministério Público errou nos valores indicados em uma denúncia de superfaturamento em contratos de serviço e manutenção da CPTM.

 

A denúncia do promotor Marcelo Mendroni diz que houve superfaturamento de R$ 487 milhões nos seis contratos para manutenção preventiva e corretiva de trens, fechados em 2013.

 

No entendimento do promotor, a CPTM fechou os seis contratos pelo valor de 907.206.056,46 reais mas, com correções, o valor efetivamente pago chegou a 1.353.159.131,18 de reais.

 

A CPTM contestou esses números, depois que o jornal Folha de S. Paulo apurou que havia erro nas contas do promotor e apresentou valores.

 

Na tabela, a qual o SP2 teve acesso, o valor total orçado é de um 1,35 bilhão de reais, mas o valor dos contratos é de 907 milhões reais.

 

Por lei, a CPTM é obrigada a lançar as despesas no Portal da Transparência do governo do estado. O SP2 checou o que a companhia declarou no sistema, referente aos seis contratos com as empresas envolvidas na reforma dos trens.

 

De 2013 até 20 de junho de 2017, consta que a CPTM pagou 758.908.210,22 reais às empresas e consórcios vencedores das licitações. Do total, 40% seriam para a CAF, que tem dois contratos para manutenção das séries S7000 e S7500; e 60% para o consórcio TMT, que tem os contratos das séries S2000, S2100, S2070 e S3000.

 

O presidente da CPTM Paulo Gonçalves disse que o promotor fez confusão ao analisar os relatórios da diretoria.

A gente homologa os valores contratados, que foram efetivamente licitados em relação ao valor orçado, diz Gonçalves. Ele utilizou como valor pago, o valor que na verdade tinha sido orçado pra essa licitação.

 

O promotor não reconhece erro e disse que vai manter a denúncia, que ainda inclui formação de cartel, e vai pedir uma perícia contábil nos contratos.

 

É muito estranho que a CPTM faça 6 licitações de uma só vez, porque em tese os trens precisam ser reformados, e depois façam uma valoração dos orçamentos criminosamente superfaturados e depois não usam esses mesmos valores.

 

A CPTM explicou que contratos de manutenção podem sair mais baratos porque seguem valores variáveis, dependendo do que foi preciso contratar e que já apresentou todos os documentos que o Ministério Público pediu, em 2013 e 2014.

 

Fonte: G1

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/cptm-contesta-valores-do-mp-em-denuncia-de-faturamento-de-contratos.ghtml

Tags: CPTM contesta valores do MP em denúncia de faturamento de contratos

Comentários

Deixe aqui o seu comentário