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Publicação: 29/06/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1833
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Liberação de área da União abre caminho para Trem Intercidades

O projeto de construção do Trem Intercidades, para interligar o Vale do Paraíba às principais regiões metropolitanas de São Paulo, deu mais um passo para começar a sair do papel.

 

O governo Michel Temer (PMDB) libera oficialmente em julho o uso das áreas de domínio da União.

 

A previsão foi apresentada em seminário sobre o tema, na última sexta-feira, na região de Campinas, onde acontecerá a largada das obras.

 

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) projeta construir duas linhas de trem de passageiros ao lado da ferrovia de cargas, de domínio da União. Dessa forma, será possível reduzir os custos com desapropriações.

 

O projeto será viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) de US$ 5,4 bilhões. O Estado precisa entrar com US$ 1,8 bilhão, dinheiro que hoje não existe nos cofres públicos.

 

Como São Paulo não tem aval para novos empréstimos, por conta da classificação de riscos (rating), a ideia de Alckmin é que o governo federal também entre na PPP, fazendo uma parceria entre a União, o Estado e o setor privado.

 

O diretor de planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Saulo Pereira, definiu o projeto com urgente durante o seminário da semana passada.

 

“A implantação de trens regionais é uma emergência. Todas as iniciativas tomadas nos eixos rodoviários, de construção de faixas, só mostra o estrangulamento na prática”, afirmou Pereira no evento.

 

PROPOSTA/ O projeto ferroviário vai interligar as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista.

 

Campinas foi escolhida para iniciar o projeto por ter maior demanda: 68.384 passageiros ao dia. A RMVale vem em seguida, com 48.392 usuários ao dia. Baixada Santista (32.564) e Sorocaba (20.440) aparecem na sequência.

 

Pelo estudo, a região de Campinas atingiria 95.776 passageiros em 2045. A RMVale teria 77.116 passageiros.

 

“Poucos lugares no mundo têm uma demanda como nós temos. O mundo todo vê um projeto desse como uma oportunidade de investimento viável”, disse o empresário Guilherme Quintella, integrante da União Internacional de Ferrovias.

 

A implantação do trem foi anunciada pelo Estado em novembro de 2012. Cinco anos depois, o projeto ainda está emperrado. A entrega deveria ocorrer em 2016.

 

Em maio deste ano, Alckmin viajou aos Estados Unidos para tentar vender o projeto a investidores estrangeiros. 

 

Fonte: Gazeta de Taubaté; Foto: Internet.

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