Notícias

Publicação: 31/07/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2006
Notícia

UEPP aguarda resposta da Rumo sobre proposta

A diretoria da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) entregou ontem, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante sua visita à região, um manifesto público em favor da reativação do trecho ferroviário de Presidente Epitácio a Sorocaba. No documento foi solicitada a retomada da linha férrea à malha paulista, visando o recebimento de recursos destinados à sua recuperação.

 

Em resposta, o governador agendou uma reunião com a Secretaria de Transportes do Estado e a UEPP no dia 15 de agosto, e prometeu levar o pleito à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília (DF).

 

A UEPP segue aguardando a resposta da proposta feita à Rumo/ALL (América Latina Logística), em reunião realizada no dia 22 de junho, sobre a viabilidade do transporte de carga na região entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio, com 500 mil, 750 mil e 1 milhão de toneladas/ano. O prazo estabelecido para a resposta era de 20 dias, mas a empresa solicitou prorrogação e vai entregar no dia 2 de agosto.

 

De acordo com o vice-presidente da UEPP, Marcos Antonio Carvalho Lucas, caso o relatório aguardado não seja viável, o compromisso é devolver o trecho para nova concessão. "Esperamos que isso seja cumprido, mas a devolução deve ocorrer com o trecho recuperado como recebeu. Isso é uma obrigação na concessão que está sendo exigida pelos caminhos legais", declara.

 

Em contrapartida, a Rumo afirma que “segue cumprindo com seu papel” de concessionária ferroviária de cargas e está trabalhando em um estudo de viabilidade logística da região para apresentar aos interessados. Além disso, informa que “não recebeu nenhuma proposta viável” para contratar em longo prazo o transporte de mercadorias, que é um requisito fundamental para a subsistência do transporte ferroviário de cargas. “No único caso de demanda de carga que poderia ser viável operacionalmente, a Rumo relata que efetuou uma proposta comercial, mas não houve retorno”.

Fonte: O Imparcial
http://imparcial.com.br/noticias/uepp-aguarda-resposta-da-rumo-sobre-proposta,14404

Tags: UEPP aguarda resposta da Rumo sobre proposta

Comentários

Deixe aqui o seu comentário