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Publicação: 16/10/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2024
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CPTM instalará borrachões nas plataformas para reduzir acidentes na estação da Luz

A agência Mural, em agosto deste ano, realizou um levantamento por meio da Lei de Acesso à Informação em que revelou que 989 pessoas se machucaram em 2016 no embarque e desembarque dos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Isso significa quase 3 acidentes por dia. O motivo: o vão entre os trens e as plataformas nas estações é, em média, de 18 cm, bem superior ao recomendado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, de dez centímetros.

Como exemplo máximo tem-se a estação Aracaré, da linha 12 (Brás – Calmon Vianna), que possui o maior vão dentre todas as estações da Companhia: 46 centímetros.

A CPTM anuncia agora que começará a resolver o problema, e para tanto já assinou um contrato de R$ 539 mil para a instalação de borrachões nas plataformas da estação da Luz. O prazo máximo para a execução do serviço, já comum em estações do metrô, é até o fim deste ano.

Apesar de Clodoaldo Pelissioni, secretário estadual de Transportes Metropolitanos, ter prometido em agosto deste ano uma solução em 30 dias, a CPTM explica que a demora na solução se deve a “questões administrativas e em atendimento à lei, que rege as contratações feitas por empresas públicas, o cronograma está sendo readequado”. O secretário afirmou à época que a Estação da Luz seria o foco de uma ação emergencial “porque verificamos que pouco mais da metade dos acidentes ocorre na Luz, que tem um grande movimento”.

Para definir o prazo de realização das obras, a estatal paulista promete um plano de trabalho e de interdições para a implantação dos borrachões.

Enquanto isso, segundo aponta a agência Mural, algumas soluções paliativas estão sendo adotadas para o caso de outras estações da CPTM, como é o caso da estação Braz Cubas (Linha 11-Coral), em Mogi das Cruzes, onde a empresa adaptou um degrau de madeira para facilitar o acesso aos trens.

Apesar das críticas dos usuários, que alegam que o degrau dificulta o acesso de cadeirantes e idosos, a CPTM explicou à agência Mural “que os degraus de madeira são uma estrutura provisória, feita para que a estação toda não precisasse ser interditada durante as obras para elevar o piso e resolver o desnível de vez”.

As obras estação Brás Cubas têm previsão de conclusão para dezembro deste ano, segundo a estatal.

O problema principal da diferença na largura dos vãos se deve aos trens de carga, que circulam na mesma rede dos trens de passageiros da CPTM. A única forma de tirá-los do sistema seria o governo federal tirar do papel o Ferroanel Metropolitano, uma nova rede ferroviária contornando a cidade que vem sendo planejada há pelo menos 50 anos.

 

Fonte: Diário do Transporte

https://diariodotransporte.com.br/2017/10/13/cptm-assina-contrato-para-reduzir-acidentes-nas-plataformas-da-estacao-da-luz/

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