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Publicação: 22/03/2022   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1628
Notícia

BOM para o TOP: Bilheterias não serão fechadas e motoristas de ônibus vão ser treinados

A transição do Cartão BOM para o TOP, da bilhetagem eletrônica dos transportes metropolitanos de São Paulo, tem sido marcada por muita confusão entre passageiros e também entre os próprios funcionários do sistema de trilhos, mas, especialmente nos ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Como mostrou o Diário do Transporte, o Cartão BOM não poderá ser carregado a partir de 04 de abril de 2022, mas poderá ser usado até o fim dos créditos, sem data-limite.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 21 de março de 2022, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, garantiu que o saldo residual, que é aquele pequeno valor que é menor que a passagem, mas é do usuário, não será perdido.

Este residual poderá ser usado e, se for menor que o valor da passagem, o usuário não vai ser impedido de viajar

“[O passageiro] tendo qualquer saldo, abaixo da tarifa usual, nem que sejam dez centavos, dará direito a ele a uma passagem. Ou seja, ele [usuário] vai passar o cartão e vai poder acessar o sistema, inclusive nos casos em que tiver integração, e este saldo residual será suportado pelo sistema” – disse

Feita esta última utilização, o cartão BOM será cancelado automaticamente.

CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS:

Não é somente o passageiro que tem enfrentado desinformação em relação à transição do BOM para o TOP.

Funcionários dos sistemas de transportes metropolitanos, em especial motoristas de ônibus, até querem, mas não sabem informar os passageiros.

“Ontem [domingo] quase apanhei. O cartão TOP travou, passageiro veio com um monte de pergunta e eu não sabia responder, fora que eu estava dirigindo. A sorte é que, neste caso, que tá na cara que teve problema mesmo, a gente na empresa tá transportando a pessoa normalmente” – disse um motorista de uma empresa metropolitana do ABC ao Diário do Transporte

“Quase toda a viagem tem gente que pergunta, mas na maior parte das vezes, não sei o que falar. É chato, tem passageiro que entende, mas têm outros que ficam bravos com a gente e não é nossa culpa” – relatou também à reportagem um motorista de ônibus de linha de uma das concessionárias da EMTU que ligam São Paulo a Guarulhos.

Questionado pelo Diário do Transporte, o secretário Paulo Galli garantiu que os trabalhadores do sistema metropolitano, em especial dos ônibus, que são mais numerosos e espalhados pela Grande São Paulo, vão receber capacitação da EMTU e das empresas operadoras.

“É de interesse tanto da Secretaria quanto do próprio CMT [Consórcio Metropolitanos de Transportes], que é o consórcio que administra os ônibus, prestar as informações mais precisas para o cidadão. Então esse reforço será dado pela EMTU e pelas empresas que fazem parte do consórcio CMT que operam aqui na região metropolitana. Esse trabalho será feito sim.” – prometeu Galli.

BILHETERIAS NÃO SERÃO DESATIVADAS NA TRANSIÇÃO:

No ano passado, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) divulgou um cronograma inicial de desativação de bilheterias com funcionários de estações do Metrô e de trens metropolitanos).

Esse processo foi suspenso.

Na entrevista coletiva, Galli afirmou que até a consolidação da transição do BOM para o TOP, nenhuma bilheteria mais seria desativada.

Em 6 de dezembro de 2021, somente as estações Belém da Linha 3-Vermelha e Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda foram fechadas.,

“Neste momento, as bilheterias continuam normalmente. Nós vamos primeiro fazer por partes para que a gente consiga um melhor atendimento ao passageiro. Primeiro a gente vai fazer toda a migração, passar os cartões de vale-transporte para que as pessoas possam ter seus cartões e, posteriormente, vamos avaliar o fechamento de bilheterias” – afirmou.

CARTÃO DE CRÉDITO:

O TOP oferece a possibilidade de ser também um cartão de crédito com a bandeira Mastercard, mas isso tem custos e anuidade. Atenção: O passageiro não é obrigado a aderir à modalidade crédito e nem pode aceitar venda casada, com um agente empurrando a possibilidade de cartão de crédito.

Assim, o passageiro tem o direito de optar somente pela modalidade de uso no transporte e pode denunciar se empurrarem o crédito.

IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, passageiros que possuem o cartão BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente, até que a data de substituição dessas categorias seja comunicada. Ou seja, neste momento não haverá troca de cartões para idosos, pessoas com deficiência ou acompanhantes.

VALE-TRANSPORTE:

As empresas que oferecem o benefício do Vale-Transporte também poderão recarregar o cartão BOM somente até o dia 3 de abril. A partir do dia 4 de abril, novas recargas só poderão ser feitas no Cartão TOP, que deve ser solicitado pelo próprio passageiro pelo aplicativo TOP, ou com agendamento em uma das lojas credenciadas. Para a primeira recarga do cartão TOP, o RH da empresa fornecerá orientações sobre o começo da funcionalidade de transporte.

ÔNIBUS MUNICIPAIS:

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou também que os passageiros de ônibus de algumas linhas municipais que usavam o BOM e aderiram ao TOP terão as recargas do cartão BOM mantidas mesmo após o prazo limite, até que a operação municipal esteja tecnicamente apta a receber o TOP. Nesses casos, os cartões BOM Vale-Transporte serão carregados pelas próprias empresas empregadoras, enquanto os usuários do BOM Comum poderão fazer recargas em pontos específicos nos municípios. A lista completa de operadoras e municípios que terão acesso a essa forma de recarga específica está disponível no site boradetop.com.br/creditobom

Toda orientação referente a mudanças na bilhetagem municipal é de responsabilidade da prefeitura e da empresa operadora de transportes de cada município, ainda de acordo com a STM

COMO FAZER O TOP:

Por meio de nota, a secretaria estadual orienta como fazer o Cartão TOP.

Há duas formas para solicitar o Cartão TOP:

– Pelo aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega;

– Presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante cadastro e agendamento prévio no site link.boradetop.com.br/agenda. Após este procedimento, o passageiro deverá comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Não serão realizados atendimentos sem agendamento para emissão e retirada do TOP.

– Após o dia 4 de abril, haverá também emissão de cartões TOP em algumas estações ainda a ser definidas e que serão comunicadas a todos.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2022/03/21/bom-para-o-top-bilheterias-nao-serao-fechadas-e-motoristas-de-onibus-vao-ser-treinados/

Tags: BOM - TOP - Bilheterias - Transporte

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