Notícias

Publicação: 04/11/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1773
Notícia

Alemanha testa trens que emitem água ao invés de poluição

A Alemanha está se preparando para colocar em funcionamento o primeiro trem para passageiros abastecido por hidrogênio no mundo. O veículo não emite qualquer tipo de poluente e o único excedente liberado na atmosfera é o vapor de água. O modelo, produzido pela companhia francesa Alstom, foi apelidado de Coradia iLint e deve substituir os trens tradicionais que rodam na Alemanha e são movidos a diesel. De acordo com o governo local, são mais de quatro mil trens, rodando com combustível fóssil atualmente. A troca pelos modelos mais ecológicos deve representar uma redução significativa nas emissões provenientes do transporte.

O trem a hidrogênio está em testes e a intenção é que eles já estejam em funcionamento até dezembro de 2017. A ideia foi tão bem aceita na Europa, que outros países como a Holanda, Dinamarca e Noruega já demonstraram interesse em investir nos novos trens. O iLint é alimentado por baterias de íon-lítio, abastecidas por um tanque de combustível de hidrogênio instalado no teto do trem. Segundo a fabricante, ele é capaz de rodar 800 quilômetros por dia e alcançar velocidade de até 140 km/h. Apesar de numerosos projetos de electrificação em vários países, uma parte significativa da rede ferroviária da Europa permanecerá não-eletrificada no longo prazo. Em muitos países, o número de trens a diesel em circulação ainda é alta - mais de 4.000 carros na Alemanha, por exemplo.
 
Para fazer a implantação do Coradia iLint o mais simples possível para os operadores, a Alstom oferece um pacote completo, que consiste no trem e manutenção, bem como também toda a infra-estrutura de hidrogênio de um lado graças à ajuda de parceiros.
 
Este lançamento segue as Cartas-de-intenções assinado em 2014 com o Landers alemão da Baixa Saxônia, North Rhine-Westphalia, Baden-Württemberg, e as autoridades de transporte público de Hesse para o uso de uma nova geração de comboios livre de emissões equipado com unidade de célula de combustível.
 
Fonte e Foto: Jornal Mural;
 
https://3.bp.blogspot.com/-MltRD6k3aiM/WBw5X-EqFhI/AAAAAAACFYM/Lgm3aWSTQkYuq_OBpStQchQw2bhbEssVwCLcB/s1600/20160920_iLint_800x533.jpg

Tags: Alemanha testa trens que emitem água ao invés de poluição

Comentários

Deixe aqui o seu comentário