Notícias

Publicação: 07/12/2016   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1937
Notícia

EMTU promete conclusão do 1º trecho do VLT até 21 de dezembro

As obras do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estarão concluídas neste ano. É o que garante Joaquim Lopes, diretor presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Os testes com os trens estão previstos para a segunda metade de janeiro. O segundo trecho do VLT, porém, está atrasado.



Apesar dos serviços ainda em andamento, Lopes reitera que todas as obras de infraestrutura das 15 estações da primeira fase do VLT, entre Santos e São Vicente, serão entregues até dia 21. 



O próprio diretor presidente da EMTU admite que o prazo parece curto demais. “Será que vai dar tempo? São várias frentes de trabalho. O coordenador me garantiu que estará pronto até essa data”, pergunta – e responde – Lopes.



Segundo ele, a estação Conselheiro Nébias é “a única que falta terminar”, já que Porto, Ana Costa e Washington Luís estão concluídas. Contudo, nas duas últimas, ainda há trabalhos sendo feitos.



No Terminal Barreiros, em São Vicente, Lopes afirma que o estacionamento está “praticamente pronto”, mas que ainda não enviou os trens para lá com medo de vandalismo. “Quando os trens chegarem, teremos de manter um vigia no local”.



Operação



Os testes de circulação de trens até a estação Porto começarão na segunda quinzena de janeiro, prevê a EMTU. “Vamos precisar de mais três semanas (depois da obra entregue) para fazer as instalações aéreas (por onde passam os cabos de energia que alimentam os trens)”.


Ainda neste mês, no entanto, os trens entrarão em testes entre as estações Bernardino de Campos e Ana Costa, das 7 às 19 horas. O VLT já opera comercialmente entre Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos).



Nova licitação



Em visita a Santos em abril, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu para setembro o lançamento da licitação das obras do segundo trecho do VLT. Segundo Joaquim Lopes, entretanto, isso só deve ocorrer em janeiro. A obra da Conselheiro Nébias ao Valongo terá 14 estações.



Lopes não explicou o motivo do atraso e preferiu enfatizar o que está sendo feito. “Protocolamos o pedido na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), que pediu um estudo complementar de tráfego. Estamos terminando o projeto executivo e, no fim de janeiro, estaremos publicando o edital”.



Ainda de acordo com o diretor presidente da EMTU, faltaram cerca de R$ 79,6 milhões de reais para o financiamento do VLT. Com isso, o Estado terá que buscar recursos para concluir o segundo trecho. Joaquim Lopes disse, ainda, que precisará de um novo levantamento para saber o valor exato das obras no segundo trecho. 

 

Fonte: A Tribun; Foro: Internet.

http://correio.rac.com.br/_midias/jpg/2015/02/06/vlt-3264758.jpg

Tags: EMTU promete conclusão do 1º trecho do VLT até 21 de dezembro

Comentários

Deixe aqui o seu comentário