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Publicação: 23/03/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 6486
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Edital de concessão das linhas 5 e 17 deve ser publicado no dia 27 de março.

O edital de concessão para a iniciativa privada das linhas 5-Lilás e 17-Ouro deverá ser publicado no próximo dia 27, disse o governador Geraldo Alckmin neste domingo durante visita em que inaugurou oficialmente a entrega de seis trens da Frota P e o sistema CBTC. A estreia das novas composições e do sistema de controle havia ocorrido no domingo anterior, como informou o blog.

Como antecipado também pelo site, o processo de concessão deve demorar, o que fará com que o próprio Metrô opere as primeiras estações entregues do novo trecho – Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, todas em fase de conclusão. Se não houver nenhum problema mais grave, o certame deverá ser resolvido entre maio e junho e a assinatura do contrato, no início do segundo semestre. Nesse cenário, a futura concessionária terá seis meses em que observará o trabalho do Metrô antes de assumir a Linha 5 – o monotrilho só deverá ser entregue em 2019, na hipótese mais otimista.

O governador também disse que a primeira viagem experimental no novo trecho será feita em maio, quando os trilhos, alimentação elétrica e sistemas deverão ser concluídos. Também neste mês está prevista a operação diária dos novos trens da Frota P, um mês antes do estimado pelo blog. Com isso, é provável que em junho o Metrô faça testes sem passageiros no trecho antes da abertura em operação assistida em julho – em horário restrito e sem a cobrança de passagem.

Nesses primeiros meses, seis composições das 26 adquiridas, estão operando na linha, mas outras quatro estão prontas para serem acrescentadas à frota, à medida que sejam necessárias. Hoje a Linha Lilás opera nos dias úteis com sete a oito trens da Frota F e com intervalos grandes. Alckmin prometeu que os novos trens reduzirão o tempo de viagem por serem mais velozes (a Frota F tem restrições de velocidade em alguns trechos por conta do sistema de freios antigo). É possível, inclusive, notar que o novo trem e o CBTC permitem algumas aproximações mais velozes como na estação terminal Adolfo Pinheiro.

Fonte e Foto: Portal Metro CPTM

http://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2017/03/linha-lilas-1-750x500.jpg

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