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Publicação: 13/07/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1792
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Governo disponibiliza EIA-RIMA do Ferroanel Norte para consulta em Arujá

O Desenvolvimento Rodoviário (Dersa) está disponibilizando uma cópia do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Ferroanel para consulta na sede da Prefeitura de Arujá. O novo ramal ferroviário será exclusivo para o transporte de cargas e terá o traçado paralelo ao trecho Norte do Rodoanel. A estimativa é que a obra custe R$ 3,4 bilhões.

O Ferroanel Norte será um ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão que interligará as estações de Perus, em São Paulo, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, seguindo o traçado do Rodoanel.

A obra, que é de responsabilidade da União, teve os estudos de impacto ambiental realizadas pela Dersa, empresa do governo estadual, com recursos da empresa pública federal.

 

Segundo o Governo do Estado, a implantação possibilitará que os trens de carga, que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da metrópole.

 

Além disso, os estudos realizados indicam que cerca de 40% das viagens destinadas ao transporte de cargas são feitas com os caminhões vazios, pois nem sempre as empresas conseguem prestar o serviço na ida e na volta.

 

Essa pesada movimentação rodoviária converge, em grande parte, para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e para o Porto de Santos. O resultado é a saturação do trânsito na RMSP e nas proximidades dos grandes centros urbanos, onde os congestionamentos se tornam cada vez mais frequentes.

 

Sob o ponto de vista dos passageiros, a liberação dos trilhos atuais para uso exclusivo da CPTM permitirá a redução do intervalo entre os trens, a implantação de novos sistemas de sinalização e melhoria das estações ferroviárias, o que trará maior capacidade de transporte e conforto aos usuários.

 

No Alto Tietê, o Ferroanel passará pelas cidades de Itaquaquecetuba e Arujá. Nesta última, será realizada no próximo dia 13, uma audiência pública sobre a obra será realizada no Clube União, às 17 h.

 

O documento também pode ser analisado na internet. No Paço Municipal, localizado na Rua José Basílio de Alvarenga, 90, no centro de Arujá, a consulta fica liberada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 h.

 

De acordo com o Dersa, o Ferroanel deverá ter um trajeto de 44 quilômetros no trecho de Arujá, margeando parte dos trechos Norte e Leste do Rodoanel Mario Covas na cidade. O Clube União, onde será a audiência pública, fica na Rua Amazonas, 100, no Centro de Arujá.​ 

 

Histórico

Dos 53 km do ferroanel, 12 km são pontes e viadutos, 17 km são túneis e 23 km em terraplanagem. A estimativa é que o frete de cargas pela ferrovia seja 15% mais barato do que o valor pago no transporte feito pelos caminhões.

 

O estudo teve início em setembro de 2011 em parceria do governo estadual com a concessionária ferroviária MRS. Inicialmente, a Dersa cedeu os projetos disponíveis para a implantação da ferrovia nos trechos Leste e Norte do Rodoanel. No entanto, em 2012, foi constatada a viabilidade técnica para a implementação da ferrovia no trecho Norte do Rodoanel.

 

O estado recebeu R$ 332 milhões do Ministério dos Transporte para que as obras do Rodoanel recebessem terraplanagem complementar para a instalação do futuro ramal ferroviário. 

 

Fonte e Foto: G1.

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