Notícias

Publicação: 08/09/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2795
Notícia

CPTM deverá ter “super linha” na região central de São Paulo

Secretário dos Transportes Metropolitanos em exercício, Paulo Galli revela que modernização será feita até 2022 com mais de R$ 400 milhões de investimentos do BNDES

 

De um passado de lentidão e restrições de deslocamentos para um cenário de intervalos baixos, viagens mais velozes e mais opções de destino. É basicamente essa a previsão dada por Paulo Galli, secretário em exercício dos Transportes Metropolitanos, durante conferência na 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária realizada na semana passada em São Paulo, para tornar o eixo de ramais da região central capaz de oferecer mais viagens e linhas no eixo que vai do Brás à Barra Funda, uma espécie de “super linha”.

Ao explicar as ações da pasta, Galli destacou a previsão de investimento de mais de R$ 400 milhões oriundos do BNDES, o Banco de Desenvolvimento Nacional, na modernização das vias das linhas 12 e 11 na região central da capital paulista. Segundo o executivo, que assumiu o lugar de Alexandre Baldy interinamente enquanto este está licenciado, tratam-se de vários projetos tocados hoje pela CPTM que deverão permitir que mais trens circulem entre Barra Funda e Engenheiro Goulart.

“Vamos fazer uma série de investimentos com recursos do BNDES na parte central da cidade. É um conjunto de contratos e investimentos que permitirá uma melhor sinalização, melhor viário, melhor energia para que a gente possa ter novos serviços sendo alocados. Vamos tirar um pouco do estrangulamento que nós temos na área central da cidade de São Paulo. Esse investimento que o Pedro (Moro, presidente da CPTM) e a equipe conseguiram junto ao BNDEs, será mais de R$ 400 milhões que serão investidos nesse conjunto de obras”, afirmou.

A informação já havia sido antecipada por Baldy em julho, mas sem trazer grandes detalhes. A companhia já tem um contrato recentemente assinado para reduzir o intervalo mínimo entre os trens na Linha 12-Safira para três minutos, ou praticamente metade do atual headway.

Segundo Galli, “esses investimentos serão feitos pela Linha 13 mas eles irão melhorar também a Linha 11, a Linha 10, a Linha 7 e também a Linha 12”. A ideia é que com um sistema mais robusto e capaz seja possível oferecer mais viagens intercaladas de várias linhas, por exemplo, algo que é comum em metrôs mundo afora. 

O secretário vai mais longe e prevê que os quatro ramais que ficarão sob a responsabilidade da CPTM (as linhas 10, 11, 12 e 13) poderão ser estendidos até mais do que se pensava. “É o que vai permitir trazer a Linha 11 até a Barra Funda, a Linha 10 poderá chegar até a Luz e talvez Barra Funda. São contratos que a gente deve concluir até o final de 2022”, imagina. 

Muitos projetos, poucas realizações

O eixo de vias da CPTM entre a Lapa e Tatuapé corta regiões bastante adensadas e com atividade econômica elevada e por isso naturalmente deveria apresentar uma infraestrutura ferroviária maior, com várias estações e fluxo de trens com baixo intervalo. Mas o que se vê há anos é justamente o contrário. Por conta de restrições de vias, sinalização precária e poucas e ultrapassadas estações os trens circulam em baixa velocidade e as baldeações são complicadas.

Há vários anos, o governo do estado promete soluções para esse eixo como o projeto “Nova Luz”, a integração das estações Lapa e a construçao de novas paradas como Bom Retiro. Mas praticamente nada saiu do papel.

Os detalhes do projeto da CPTM, no entanto, permanecem desconhecidos como qual será o desenho da malha da empresa e das linhas 7 e 8 concedidas quando essa nova concepção for implantada. Dentro desse escopo também está a segregação das vias de carga na região central, a cargo da MRS, que deverá realizar a obra como contrapartida para a renovação da sua concessão.

Galli se mostrou otimista, no entanto, que a situação dos passageiros que utilizam a CPTM nessa região será sensivelmente melhor até o final da atual gestão em 2022.

 

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-devera-ter-super-linha-na-regiao-central-de-sao-paulo/

 

Tags: CPTM - SuperLinha - São Paulo - Centro

Comentários

Deixe aqui o seu comentário