Notícias

Publicação: 25/02/2021   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2021
Notícia

Plano de expansão da CPTM prevê 17 novas estações nos próximos 10 anos

A CPTM quer inaugurar nada menos que 17 novas estações nesta década, praticamente o total de uma nova linha de trens. A informação foi incluída nos documentos da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que será leiloada na semana que vem.

O documento faz parte do contrato de concessão de uso de espaços para publicidade nas linhas e trens da CPTM, assinado com a Eletromídia no ano passado e foi pedido por um dos interessados.

A lista inclui estações já em obras como João Dias, Mendes-Vila Natal e Varginha (Linha 9), mas também projetos antigos como a estação Bom Retiro e Pompeia, na Linha 7-Rubi, e Parque da Mooca, na Linha 10-Turquesa. A companhia, no entanto, não detalhou nada além dos nomes previstos e o prazo de abri-las nos próximos 10 anos.

Confira a lista:

Linha 7-Rubi

O ramal que vai até Jundiaí será leiloado junto com o Trem Intercidades até Campinas e Americana ainda em data não especifica. Segundo documentos anteriores da CPTM, a Linha 7 passará a operar até Palmeiras-Barra Funda, porém, a futura estação Bom Retiro ficará próxima da Luz e numa região em tese que não será mais atendida.

Já a futura estação Pompeia será vizinha da Casa das Caldeiras, entre as estações Água Branca e Barra Funda. Terá demanda diária de 48 mil usuários e fará conexão com a Linha 8-Diamante.

Linha 9-Esmeralda

Além das três estações em construção, a CPTM planeja implantar a futura estação Pedreira. Ela ficará ao lado da ponte Jurubatuba, logo após a estação do mesmo nome e antes da estação Autódromo. Embora tenha uma previsão modesta de passageiros (10 mil usuários/dia), a parada fará conexão com o corredor de ônibus na avenida Interlagos.

Linha 10-Turquesa

O ramal do ABC paulista ganhará três novas paradas, Barcelona, em São Caetano, ABC, antiga estação Pirelli, e Parque da Mooca, entre Juventus-Mooca e Ipiranga. Juntas, essas estações devem ampliar consideravelmente a demanda do ramal além de permitir novas conexões, como em Parque da Mooca, onde haverá ligação com a Linha 16-Violeta.

Linha 11-Coral

O ramal mais movimentado da CPTM ganhará uma nova estação, Lajeado, que ficará localizada entre Guaianases e Antônio Gianetti Neto. A demanda estimada é de 21 mil usuários por dia num cenário hipotético de 2025.

Linha 12-Safira

Linha que menos teve queda na demanda durante a pandemia, a 12-Safira deve ganhar três novas estações, Cangaíba, União da Vila Nova e Gabriela Mistral, esta última também chamada de Tiquatira pelo Metrô e onde haverá a conexão com a Linha 2-Verde. Cangaíba, por sua vez, também servirá à Linha 13-Jade, assim como Gabriel Mistral. Já a estação União de Vila Nova é uma antiga promessa da CPTM que não saiu do papel. Ela ficará localizada entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista

Linha 13-Jade

As quatro estações citadas pela CPTM fazem parte da extensão da Linha 13 após o Aeroporto de Guarulhos. Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso levarão o ramal para uma região carente de transporte no entorno do aeroporto. Essa obra deve ainda contar com um pátio de manutenção de trens.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/plano-de-expansao-da-cptm-preve-17-novas-estacoes-nos-proximos-10-anos/

Tags: CPTM - Expansão - Novas Estações

Comentários

Deixe aqui o seu comentário