Notícias

Publicação: 22/06/2021   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1969
Notícia

CPTM fará intervenções nas linhas 12 e 13 até o dia 11 de julho

Obras envolvem a modernização das vias e refletirão em maior velocidade dos trens quando estiverem concluídas, mas Linha 12 terá alterações no funcionamento aos fins de semana enquanto Expresso Aeroporto ficará suspenso.

Os passageiros que utilizam a Linha 12-Safira e o serviço Expresso Aeroporto terão alguns percalços a partir deste sábado, 19, e que só serão resolvidos no domingo 11 de julho. Trata-se de uma série de intervenções que a CPTM realizará nos próximos quatro fins de semana com o intuito de aumentar a velocidade dos trens na região.

O maior reflexo para os usuários será a suspensão total do serviço Expresso Aeroporto, que liga as estações da Luz à Aeroporto Guarulhos, mesmo em dias da semana. Os passageiros que quiserem chegar à Linha 13-Jade terão de se deslocar até Engenheiro Goulart pela Linha Safira.

Por falar na estação, a principal obra será a substituição de três aparelhos de mudança de via próximos à ela e que permitem que os trens da Linha 13 acessem os trilhos da Linha 12 – e assim sigam até o centro.

Segundo a CPTM, os novos equipamentos permitirão que as composições mudem de trilhos em velocidades de 50 km/h em vez dos atuais 20 km/h, o que atrasa a operação e impede uma oferta maior de trens.

O que não ficou claro no comunicado da companhia é que o trecho citado foi construído por volta de 2017, portanto é bastante novo, ao contrário de vias mais antigas do ramal. Ignora-se porque os AMVs, como são chamados, não previram uma velocidade maior na época.

Segundo a CPTM, a partir das 14 horas dos próximos quatro sábados “a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que altera a circulação, aumentando o intervalo médio e criando um loop interno entre Calmon Viana e Comendador Ermelino. A cada 3 trens que partirem da Estação Calmon Viana, dois irão retornar da Estação Comendador Ermelino e um seguirá para a Estação Brás”.

Nos domingos, no entanto, a companhia irá suspender o tráfego de trens entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, incluindo as estações USP Leste e Eng. Goulart. Para atender os passageiros, será acionado o sistema Paese precisam acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade. 

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM. 

Pelo que a empresa indica, a partir do dia 12 de julho, uma segunda-feira, o serviço normal será reestabelecido nas linhas 12 e 13.

Projeto para ampliar partidas da Linha 13 e chegada à Barra Funda

As obras nas linhas 12-Safira têm o objetivo de permitir uma redução significativa no intervalo entre trens para até 3 minutos. Com isso, será possível inserir mais viagens da Linha 13 até o centro, mas para isso é também necessário que o acesso às vias da Linha Safira seja rápida, daí a troca dos AMVs.

O objetivo da CPTM é que dentro de alguns anos, a Linha 13 possa chegar até a estação Palmeiras-Barra Funda, passando a intercalar viagens com as linhas 11-Coral, também prevista para ser estendida.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-fara-intervencoes-nas-linhas-12-e-13-ate-o-dia-11-de-julho/

 

Tags: CPTM - Obras - Linha 13 - Aeroporto

Comentários

Deixe aqui o seu comentário