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Publicação: 14/10/2015   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1926
Notícia

Pesquisa da Fatec avalia operação de veículos no Porto de Santos

Projeto desenvolvido por alunos dos campi de Santos e Praia Grande analisa embarque e desembarque de autos
FERNANDA BALBINO

Analisar o mercado, a logística e as operações com veículos no Porto de Santos é o objetivo de um projeto que envolve estudantes das duas unidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec) da Baixada Santista. A pesquisa reúne alunos dos cursos de Logística e Gestão Portuária, do campus Rubens Lara, em Santos, e de Comércio Exterior, de Praia Grande.
No total, oito universitários desenvolvem o projeto acadêmico. Orientados pelo prfessor Júlio César Raymundo, eles foram divididos de acordo com o curso. Mas todos se concentraram nas exportações e importações de automóveis, tratores e máquinas pelo cais santista.
O primeiro grupo é formado por quatro alunas do curso de Comércio Exterior da Fatec de Praia Grande. Thielly Ahrens, Thainara Meliani, Rafaela Moura e Beatriz Regina Gonçales avaliam as tendências do mercado internacional de veículos, com base nas trocas comerciais realizadas entre janeiro e agosto deste ano.
No período, o Porto de Santos exportou 59,2 mil veículos. A receita gerada com essas vendas foi de US$ 2,4 bilhões. Nos oito primeiros meses do ano, Argentina, México, África do Sul, Estados Unidos e Indonésia foram os principais países compradores de automóveis, tratores e máquinas brasileiros.
Outros 65,3 mil veículos foram importados e tiveram o Porto de Santos como o primeiro destino Brasil. Essas cargas, de alto valor agregado, partiram de países como Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Argentina. Durante todo o ano passado, o cais santista respondeu por 70% das importações deste segmento em todo o País. A Kia Motors foi a montadora que mais importou veículos.
Orientado pelo professor Júlio Raymundo, estudo envolve oito alunos de três cursos da Fatec na região
 Segundo o professor Júlio César Raymundo, neste ano, projeta-se uma queda de 30% nas importações. Os alunos acompanham as operações para verificar se o índice previsto será confirmado e de que forma isso ocorrerá. “O resultado deve ser a repetição do que temos registrado ao longo do ano. Este cenário deve se manter até o final do ano e não há, pelo menos, no médio prazo, sinais de que haverá reação. A confiança do consumidor continua decrescendo de forma acentuada e constante. E o câmbio, estressado a valores não previstos”, afirmou.
Mão de obra
A segunda etapa do projeto tem como objetivo analisar a mão de obra utilizada nas operações com automóveis, tratores e máquinas no cais santista. A tarefa está a cargo de Júlia Antunes e Jéssica Marques, ambas do curso de Logística. “Focamos, principalmente, na parte de como é feita a organização dos veículos nos navios e as responsabilidades nessas operações”, destacou Júlia.
As estudantes analisam os processos de embarque, desembarque e amarração (dentro dos navios) dos veículos. Foi feito um estudo de caso para identificar quantos trabalhadores eram responsáveis pelos procedimentos. Cerca de 12 estivadores se concentram na condução dos autos até as embarcações e outros 12 atuam na acomodação e na garantia de segurança das cargas.
Já a terceira equipe, do curso de Gestão Portuária, se concentra no planejamento logístico das operações com veículos. Neste caso, os dois alunos já têm mais de duas décadas de experiência no setor portuário. Moisés Júlio Bernardes Cerqueira representa a terceira geração de estivadores de sua família. Há 25 anos, ele atua no Porto de Santos, mas não deixou de se qualificar e já tem mais de 20 cursos no currículo.
“O mercado é exigente e o trabalhador tem que se preparar. Curso e faculdade são sempre bons”, destacou. Com experiência em embarques e desembarques de veículos, ele viu, de perto, como a logística transformou as operações no cais santista.
“Com o Porto 24 Horas e o planejamento logístico, o embarque de mil veículos é feito em seis horas. Esse tempo já foi muito maior e, como tempo é dinheiro, e na exportação nada pode ser perdido, é preciso garantir essa agilidade e qualidade no serviço”, destacou o aluno.
Na pesquisa, Moisés tem o apoio do também portuário Admilson Fraga, com 20 anos de carreira no cais santista. Com o objetivo de se tornar professor universitário, ele tem o plano de, após o término da pesquisa acadêmica, criar um projeto audiovisual para que o acesso às informações do trabalho possam ser divulgadas. “Acho que seria interessante uma espécie de clipe. Isso tornaria mais interessante o conteúdo da pesquisa para divulgação”.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/pesquisa-da-fatec-avalia-operacao-de-veiculos-no-porto-de-santos/?cHash=132712fd83eefd3cc83136f6f4058873
2015.10.13 Portal A Tribuna de Santos / SP

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