Notícias

Publicação: 02/02/2021   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 2111
Notícia

People Mover do Aeroporto de Guarulhos deve ter autorização em março, afirma Baldy

Em nota nas redes sociais, secretário dos Transportes Metropolitanos revelou liberação do projeto por parte do TCU

O projeto do People Mover do Aeroporto de Guarulhos deve receber a ordem de serviço por parte do Ministério da Infraestrutura na segunda quinzena de março. A afirmação partiu do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em post no Instagram nesta sexta-feira (29).

Segundo o responsável pela STM, uma reunião entre o governador João Doria (PSDB) e membrtos da ANAC e da concessionária GRU Airport, que fará a gestão do sistema, definiu os próximos passos do projeto, que ligará o aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM. “Estabelecemos o plano de trabalho e cronograma de execução das obras. Após liberação do TCU pelo ministro Vital do Rêgo, os órgãos firmaram compromisso de emitir a ordem de serviço na segunda quinzena do mês de março. Seguimos firmes para honrar mais este compromisso com a população do Estado de SP”, afirmou Baldy.

O processo de implantação do sistema automatizado de transporte é tocado pela GRU Airport em conjunto com a ANAC e a Secretário de Aviação Civil, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A concessionária ficou incumbida de levantar propostas no mercado baseadas num escopo acertado entre os órgãos e que contou com o suporte da CPTM. Os recursos para construção da linha de 2,6 km virão de um desconto na outorga paga pela GRU ao governo federal pela concessão de 20 anos do aeroporto, hoje em torno de R$ 1 bilhão anuais.

Por conta disso, será preciso alterar o contrato de concessão para prever o projeto. É por essa razão que o TCU foi acionado e onde o processo encontra-se à espera da decisão do relator Vital do Rêgo. Segundo o site do tribunal, não há movimentação no processo desde 13 de janeiro, quando a GRU enviou considerações apoiando a escolha do consórcio GRU Connecta, liderado pela empresa europeia Doppelmayr.

A preferência, no entanto, esbarra no custo mais alto do sistema por cabos, comparado à tecnologia Aeromovel do consórcio AeroGRU, que reúne empresas brasileiras. A GRU, no entanto, tentou condicionar a opção pelo sistema nacional à que o governo federal assuma os riscos por possíveis problemas de operação, algo que foi negado pela ANAC.

Após o aval do TCU caberá à SAC e ao Ministério da Infraestrutura autorizar o projeto, que será contratado diretamente pela GRU Airport. A concessionária também fará a operação do sistema, que será gratuito aos passageiros.

Com quatro estações, o People Mover promete reduzir o tempo de deslocamento entre a estação Aeroporto Guarulhos e os três terminais aéreos, hoje atendidos por ônibus da GRU. O prazo de estimado de construção informado pelo governo do estado é de 18 meses.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/people-mover-do-aeroporto-de-guarulhos-deve-ter-autorizacao-em-marco-afirma-baldy/

Tags: CPTM - Linha 13 - Aeroporto -

Comentários

Deixe aqui o seu comentário